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Verbos locativos do Português do Brasil: metodologias de análise

Processo: 15/01869-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Gladis Maria de Barcellos Almeida
Beneficiário:Roana Rodrigues
Supervisor no Exterior: Jorge Baptista
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade do Algarve (UAlg), Portugal  
Vinculado à bolsa:14/07747-7 - Classificação sintático-semântica dos verbos locativos no Português do Brasil, BP.MS
Assunto(s):Português do Brasil

Resumo

O presente projeto tem como objetivo identificar e classificar os verbos locativos no português do Brasil que, apesar de ser um fenômeno conhecido e muitas vezes mencionado na literatura, não possui um estudo minucioso, tampouco uma descrição de toda a sua amplitude. Os verbos locativos estabelecem uma relação de localização entre os seus elementos e, em alguns casos, possuem o locativo como parte intrínseca da sua constituição. Pretende-se criar uma definição para locativo e, a partir de tal princípio, identificar e classificar os verbos do ponto de vista sintático-semântico, tendo como arcabouço teórico a Teoria do Léxico-Gramática. Os dados coletados serão formalizados em tabelas binárias, contribuindo para a descrição do funcionamento da língua, além da constituição de recursos para o Processamento de Linguagem Natural (PLN). Espera-se que a realização do estágio de pesquisa no exterior (BEPE), na Universidade de Algarve (Portugal), sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Manuel Baptista, promova o contato com bibliografias atualizadas, assim como a comparação direta com os casos de verbos locativos no português europeu e a participação em grupos de estudos, palestras e congressos em que sejam possíveis a discussão e o desenvolvimento teórico e metodológico do trabalho em pauta. (AU)

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