Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do nível técnico e do método de ensino na amplitude do turnout em bailarinas no sauté em 1ª posição

Processo: 14/25905-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Andreja Paley Picon
Beneficiário:Carolina Hart Rodes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dança   Biomecânica   Cinemática

Resumo

A capacidade de rotar o membro inferior lateralmente (turnout) é o mais fundamental elemento do ballet, e é uma habilidade apontada na literatura como a causa de lesões e de limitações técnica entre bailarinos. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar a cinemática do turnout em bailarinas com diferentes níveis técnicos, oriundas de diferentes métodos de aprendizagem durante a realização dos movimentos de sauté. Participarão do estudo bailarinas de diferentes anos dos métodos Royal e Vaganova. Durante a realização dos movimentos de sauté serão obtidos dados cinemáticos dos membros inferiores, que serão utilizados para avaliar a cinemática do turnout durante os movimentos nas articulações do tornozelo, joelho e quadril.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PICON, ANDREJA P.; RODES, CAROLINA HART; BITTAR, ADRIANO; CANTERGI, DEBORA; LOSS, JEFFERSON; SACCO, ISABEL C. N. Saute External Rotation in Beginner and Advanced Ballet Dancers Trained in Different Backgrounds The Turnout Paradigm. JOURNAL OF DANCE MEDICINE & SCIENCE, v. 22, n. 4, p. 218-224, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.