Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise metabolômica de genótipos de soja tolerante a seca usando ressonância magnética nuclear

Processo: 14/24006-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 17 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luiz Alberto Colnago
Beneficiário:Isabel Duarte Coutinho
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/21388-2 - Abordagens em RMN unidimensional e multidimensional para abranger o metaboloma de plantas, BE.EP.PD
Assunto(s):Quimiometria   Metabolômica   Soja   Ressonância magnética nuclear

Resumo

Desde 2003 o uso da abordagem metabolômica nas pesquisas científicas possibilitou um avanço no conhecimento sobre a função e o papel dos genes em plantas. Além de avaliar o metabolismo da planta como um todo, esse tipo de abordagem, também tem permitido atuar no controle de qualidade dos organismos geneticamente modificados. Neste contexto, o objetivo do projeto consiste no uso da ressonância magnética nuclear em alta resolução para analise metabolômica das folhas e raízes da soja geneticamente modificada (GM) e não transformada sob condição controle e déficit hídrico. Inicialmente será avaliado o emprego da RMN em alta resolução em solução e em sólidos heterogêneos (HR-MAS High Resolution Magic Angle Spin) para o núcleo de hidrogênio (1H) e fósforo (31P). Após a etapa de seleção da técnica, será realizado o fingerprinting metabólico dos genótipos de soja GM e não transformado, ambos germinados em casa de vegetação. Os dados serão analisados empregando ferramentas quimiométricas. Os marcadores moleculares serão identificados empregando técnicas de RMN bidimensionais, assim como a construção de um banco de dados espectroscópicos "in house" através das análises por CL-DAD-EFS-RMN. A identificação dos marcadores moleculares permitirá detectar as alterações fenotípicas na planta em nível metabólico quando submetida a déficit hídrico. Assim como, construção das redes metabólicas que são ativadas nos genótipos contendo as construções gênicas AtAREB1, levando ao melhor entendimento dos aspectos moleculares, fisiológicos e genéticos envolvidos na planta GM.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COUTINHO, ISABEL D.; MORAES, TIAGO BUENO; MERTZ-HENNING, LILIANE MARCIA; NEPOMUCENO, ALEXANDRE LIMA; GIORDANI, WILLIAN; MARCOLINO-GOMES, JULIANA; SANTAGNELI, SILVIA; COLNAGO, LUIZ ALBERTO. Integrating High-Resolution and Solid-State Magic Angle Spinning NMR Spectroscopy and a Transcriptomic Analysis of Soybean Tissues in Response to Water Deficiency. Phytochemical Analysis, v. 28, n. 6, p. 529-540, NOV-DEC 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.