Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre os determinantes e efeitos dos financiamentos do BNDES aos governos municipais brasileiros

Processo: 14/25855-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 04 de agosto de 2015
Vigência (Término): 18 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Monetária e Fiscal
Pesquisador responsável:Sergio Naruhiko Sakurai
Beneficiário:Sergio Naruhiko Sakurai
Anfitrião: Toke Skovsgaard Aidt
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Cambridge, Inglaterra  
Assunto(s):Financiamento   Política e governo   Administração pública

Resumo

Este projeto de pesquisa, desenvolvido para solicitação de Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) junto à Fapesp, tem como objetivo analisar os determinantes e os efeitos dos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos governos municipais do Brasil. Em particular, o primeiro estudo proposto vista investigar se o alinhamento político dos municípios com o governo federal influencia a probabilidade de recebimento ou o próprio montante de financiamento provido pelo banco. O segundo estudo visa investigar o efeito causado pelo recebimento dos recursos (a partir de linhas específicas de financiamento disponíveis ao setor público), sobre os indicadores fiscais e sociais dos municípios do país. Para atingir tais objetivos, serão realizados testes empíricos baseados em métodos microeconométricos a partir de uma amostra contemplando informações fiscais, políticas, sociais e demográficas das referidas unidades de governo. Dado o expressivo crescimento da literatura empírica que versa sobre os bancos de desenvolvimento (em particular, sobre a atuação do BNDES), da literatura sobre finanças públicas locais e da literatura da Nova Economia Política, esta proposta aspira prover resultados que possam ser relevantes tanto em termos acadêmicos como também em termos de uma avaliação consistente dos desembolsos realizados pelo BNDES à administração pública direta, de modo que estes resultados possam ser considerados no processo de desenvolvimento e avaliação de políticas governamentais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAKURAI, SERGIO NARUHIKO; THEODORO, MARIA ISABEL ACCORONI. On the relationship between political alignment and government transfers: triple differences evidence from a developing country. EMPIRICAL ECONOMICS, v. 58, n. 3, p. 1107-1141, MAR 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.