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O historiador disciplinado: persona acadêmica, virtude epistêmica e a política da historiografia

Processo: 14/24913-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Beneficiário:João Rodolfo Munhoz Ohara
Supervisor: Herman J. Paul
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universiteit Leiden, Holanda  
Vinculado à bolsa:13/16289-0 - Constituição e configurações de virtudes epistêmicas na historiografia brasileira (1980-1990), BP.DR
Assunto(s):Historiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:historiografia | persona acadêmica | virtudes epistêmicas | Teoria e História da Historiografia

Resumo

Uma vez que os pesquisadores de teoria e história da historiografia passaram uma quantidade considerável de tempo e esforço estudando o funcionamento de textos históricos, podemos nos perguntar por que a prática dos historiadores (profissionais ou amadores) foi tão negligenciada. Seguindo a proposta de Herman Paul sobre o estudo das virtudes epistêmicas e da persona acadêmica do historiador, este projeto busca esclarecer algumas referências teóricas da tarefa. Longe de afirmar um único caminho possível e legítimo, o que está em jogo é uma perspectiva particular para uma abordagem ao estudo das práticas dos historiadores. Inspirando-se nas ideias de Michel Foucault sobre o poder disciplinar e o cuidado de si, este estudo busca tanto em fontes primárias quanto em textos de outros pesquisadores alguns pontos de referência para pensar teoricamente sobre a constituição e a dinâmica das virtudes epistêmicas e da persona acadêmica em relação ao campo específico da historiografia profissional. Neste sentido, tanto cartas, prefácios e resenhas escritas por historiadores dos séculos XIX e XX, quanto estudos recentes desenvolvidos por pesquisadores como Lorraine Daston e outros, podem nos esclarecer a respeito das relações de poder estabelecidas para tornar possível e funcional um campo profissional e suas regras, hierarquias e língua comum. (AU)

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