Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento de temperatura tecidual através de imagens fotoacústicas durante tratamentos de hipertermia

Processo: 14/26598-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Theo Zeferino Pavan
Beneficiário:João Henrique Uliana
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/18854-6 - Imagens fotoacústicas e ultrassônicas para caracterização de tecidos viscoelásticos, AP.JP
Assunto(s):Fotoacústica   Hipertermia   Ultrassom

Resumo

A terapia termal de hipertermia magnética é uma técnica não invasiva de tratamento de câncer, bem orientada e baseada em campos magnéticos alternados externos. É uma alternativa à cirurgia e pode ser usada quando existem tumores próximos a órgãos vitais. A hipertermia magnética consiste na aplicação de campos magnéticos alternados externos que interagem com nanopartículas magnéticas concentradas na região tumoral. Parte da energia desta interação é dissipada na forma de calor, provocando um aumento local de temperatura, destruindo o tecido tumoral e provocando danos mínimos ao tecido saudável. Entretanto, para que a técnica de hipertermia magnética tenha resultados eficazes é necessário ter o conhecimento do aumento de temperatura na região de concentração de partículas magnéticas e a distribuição espacial destas partículas, para que a técnica se torne bem focalizada no tecido tumoral. É proposto o monitoramento da temperatura e localização espacial das partículas magnéticas através de imagens fotoacústicas. O sinal fotoacústico, produzido a partir da interação de pulsos curtos de laser com o tecido, é dependente das propriedades mecânicas e térmicas do tecido e de seu perfil de absorção óptica, portanto pode ser usado para o mapeamento de sua temperatura e distribuição espacial das partículas magnéticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO HENRIQUE ULIANA; DIEGO RONALDO THOMAZ SAMPAIO; ANTONIO ADILTON OLIVEIRA CARNEIRO; THEO ZEFERINO PAVAN. Photoacoustic-based thermal image formation and optimization using an evolutionary genetic algorithm. Res. Biomed. Eng., v. 34, n. 2, p. -, Jun. 2018.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ULIANA, João Henrique. Monitoramento de temperatura tecidual por meio de imagens fotoacústicas durante tratamento de hipetermia. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.