Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência da gestão pública em promover desenvolvimento local: uma proposta utilizando análise envoltória de dados em regiões produtoras de sucroenergia

Processo: 14/20751-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Lara Bartocci Liboni
Beneficiário:Bruno Garcia de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento regional   Eficiência   Setor sucroenergético   Análise por envoltória de dados

Resumo

O termo desenvolvimento tem ganhado importância nos últimos tempos, muitas vezes utilizado em companhia de expressões como sustentável, local e socioeconômico. No Brasil, tem crescido o enfoque no desenvolvimento a partir de uma perspectiva endógena em que o fator econômico passa a ser considerado em parceria com outras dimensões de desenvolvimento. Neste contexto, o Estado ao assumir a perspectiva de desenvolvimento endógeno, age como subsistema regulatório, trazendo as políticas públicas para próximo da população. Desta forma, a avaliação da gestão pública é importante por possibilitar melhorias na eficiência do gasto público e da qualidade de gestão, além de fomentar o controle social e efetividade do Estado ao permitir a divulgação dos resultados das ações governamentais. Neste contexto, este trabalho terá como objetivo principal propor um método para mensurar a eficiência da gestão pública em promover desenvolvimento local de regiões produtoras de sucroenergia. Este recorte se justifica visto que a concentração setorial da produção sucroenergética tem forte impacto no desenvolvimento local dos municípios produtores. Mesmo numa região com alta renda, a recente crise do setor reforça a necessidade de atuação eficiente da gestão pública local para manutenção do setor e, por consequência, do desenvolvimento destes municípios. Para isso será realizada uma pesquisa exploratória-descritiva com característica quantitativa. Como método, será utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA) com modelos CCR e BCC orientados para output. As Unidades Tomadoras de Decisão (DMUs) serão segregadas em função da produção de cana-de-açúcar e presença de usinas, além do perfil de renda conforme Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Para os modelos, planeja-se a utilização de três inputs financeiros, e nove outputs referentes às dimensões social, econômica e político-institucional. Para realização das análises será utilizado o software R. Espera-se alcançar como resultado a construção de um modelo para verificação de eficiência da gestão pública entre os grupos de DMUs definidos, identificar possíveis benchmarkings para estudos qualitativos posteriores e contribuir com o estudo de eficiência pública municipal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNO GARCIA OLIVEIRA; LARA BARTOCCI LIBONI. Proposta de indicador de eficiência da gestão pública municipal em promover desenvolvimento local. Interações (Campo Grande), v. 20, n. 3, p. 815-830, Set. 2019.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Bruno Garcia de. Eficiência da gestão pública em promover desenvolvimento local de regiões produtoras de sucroenergia: uma proposta utilizando Análise Envoltória de Dados. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.