Busca avançada
Ano de início
Entree

Teste de exclusão em uma linha de base de discriminação simples em abelhas (Melipona quadrifasciata)

Processo: 14/20444-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Livia Scienza
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Discriminação   Melipona quadrifasciata   Abelhas   Testes   Exclusão

Resumo

Repertórios discriminativos com controle inconsistente por S+ ou S- podem estar envolvidos na dificuldade de estabelecimento de repertórios discriminativos mais complexos em humanos com desenvolvimento atípico ou em não humanos. Uma extensa literatura sobre aprendizagem discriminativa em abelhas aponta esse animal como um modelo adequado para a investigação do responder por exclusão a partir da investigação sistemática do estabelecimento de relações de controle por seleção e controle por rejeição. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo será investigar o estabelecimento de controle por seleção e controle por rejeição em uma linha de base de discriminação simples em abelhas. Dez abelhas serão treinadas a discriminar entre dois estímulos visuais, azul e amarelo. Após o estabelecimento da linha de base, será conduzido um teste de controle por seleção e por rejeição. Em sondas de controle por seleção, serão apresentados simultaneamente o estímulo previamente definido como S+ e um estímulo indefinido ("inédito"). O responder sob controle por seleção será definido como uma resposta ao S+, em vez de uma resposta ao indefinido. Em sondas de controle por rejeição, serão apresentados simultaneamente o estímulo previamente definido como S- e outro estímulo indefinido. O responder sob controle por rejeição será definido como uma resposta ao estímulo indefinido, em vez de uma resposta ao S-.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCIENZA, LIVIA; DE CARVALHO, MARILIA PINHEIRO; MACHADO, ARMANDO; MORENO, ANTONIO MAURICIO; BISCASSI, NATALIA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Simple discrimination in stingless bees (Melipona quadrifasciata): Probing for select- and reject-stimulus control. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 112, n. 1, p. 74-87, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.