Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do sistema de notificação e acompanhamento dos casos de tuberculose no município de Ribeirão Preto (2009-2012)

Processo: 14/19011-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Aline Aparecida Monroe
Beneficiário:Tamily Eduarda Siqueira
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem em saúde pública   Tuberculose   Sistemas de informação   Serviços de informação   Avaliação em saúde   Estudos epidemiológicos   Ribeirão Preto (SP)

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a completude e qualidade dos dados no TBWEB de casos de TB notificados e em tratamento no município de Ribeirão Preto - SP no período de 2009 a 2012. Estudo epidemiológico, do tipo exploratório com abordagem quantitativa. Foram utilizadas como referencial metodológico o "Guidelines for Evaluating Public Health Surveillance Systems", assim como estudos anteriores sobre o tema. Foram considerados como não-completude tanto os dados em branco quanto aqueles registrados como ignorados/sem informação. Serão construídos indicadores para cada variável de acordo com o estabelecido pelo SINAN, no qual a não completude será considerada como excelente (menor de 5%), boa (5 a 10%), regular (10 a 20%), ruim (20 a 50%) e muito ruim (50% ou mais). Além disso, será atribuída uma nota de acordo com a classificação, que somados e divididos pelo número de anos observados, originará um índice geral. Os dados serão analisados utilizando técnicas de estatística descritiva por meio do software Statistica, versão 10.0 da Statsoft. O projeto foi aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, conforme protocolo CAAE 15671713.9.1001.5393, atendendo às recomendações contidas na resolução nº 466/12. Por meio deste estudo, pretende-se oferecer suporte para o processo de organização e gestão do programa de controle à TB, a partir da avaliação da qualidade dos sistemas de informação e vigilância local, identificando fortalezas e as debilidades para propor uma reflexão sobre as estratégias de combate à doença.