Busca avançada
Ano de início
Entree

Scaffolds de biovidro/colágeno enriquecidos com células-tronco mesenquimais: efeitos sobre o reparo de defeitos críticos em calvária de ratos

Processo: 14/23471-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Ana Claudia Muniz Renno
Beneficiário:Hueliton Wilian Kido
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/21071-9 - Membranas de Policaprolactona/Biosilicato® para regeneração óssea guiada, BE.EP.PD
Assunto(s):Reparo ósseo   Tecidos suporte   Biomateriais   Engenharia tecidual

Resumo

Faturas de difícil consolidação e defeitos ósseos de grandes dimensões estão associadas a uma substancial incapacidade física para os indivíduos acometidos e a altos custos sócio-econômicos, constituindo um importante desafio à clínica médica. Com isso, tornam-se necessárias pesquisas na área da medicina regenerativa e engenharia de tecidos que tem como objetivo desenvolver tecnologias inovadoras que favoreçam a regeneração óssea e acelerem o processo de cura da fratura, no intuito de diminuir custos e reduzir os índices de morbidade e mortalidade relacionados a complicações no processo de consolidação óssea. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos dos scaffolds de biovidro/colágeno enriquecidos com células-tronco mesenquimais (MSCs) no processo de reparo de defeitos ósseos. Para alcançar tal objetivo, serão realizados estudos detalhados sobre os efeitos dos scaffolds de biovidro/colágeno sobre a adesão, proliferação e diferenciação de MSCs in vitro e a ação deste material em associação a MSCs sobre a regeneração tecidual de um modelo de defeito ósseo em calvária de ratos in vivo. Diante do exposto, espera-se que o desenvolvimento deste projeto resulte em benefícios econômicos e, consequentemente, sociais para a população brasileira, uma vez que, a investigação dos efeitos da associação das MSCs com o scaffold biovidro/colágeno sobre o tecido ósseo poderá determinar o desenvolvimento de tratamentos mais efetivos e seguros, que poderão resultar na utilização de novos recursos tecnológicos no sistema de saúde.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABBAI-ARMELIN, P. R.; KIDO, H. W.; CRUZ, M. A.; PRADO, J. P. S.; AVANZI, I. R.; CUSTODIO, M. R.; RENNO, A. C. M.; GRANITO, R. N. Characterization and Cytotoxicity Evaluation of a Marine Sponge Biosilica. MARINE BIOTECHNOLOGY, v. 21, n. 1, p. 65-75, FEB 2019. Citações Web of Science: 1.
KIDO, HUELITON WILIAN; GABBAI-ARMELIN, PAULO ROBERTO; AVANZI, INGRID REGINA; DA SILVA, ANTONIO CARLOS; FERNANDES, KELLY ROSSETTI; FORTULAN, CARLOS ALBERTO; MUNIZ RENNO, ANA CLAUDIA. Vacuumed collagen-impregnated bioglass scaffolds: Characterization and influence on proliferation and differentiation of bone marrow stromal cells. JOURNAL OF BIOMEDICAL MATERIALS RESEARCH PART B-APPLIED BIOMATERIALS, v. 107, n. 2, p. 211-222, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.