Busca avançada
Ano de início
Entree

Segurança alimentar e nutricional e ambiente alimentar: uma aproximação crítica

Processo: 14/23162-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 04 de maio de 2015
Vigência (Término): 03 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Cláudia Maria Bógus
Beneficiário:Mariana Tarricone Garcia
Supervisor no Exterior: Joel Gittelsohn
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Johns Hopkins University (JHU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/21730-4 - Agricultura urbana como estratégia para a promoção da alimentação adequada e saudável., BP.DR
Assunto(s):Políticas públicas   Promoção da saúde   Segurança alimentar

Resumo

Nos últimos anos o Brasil tem passado por profundas mudanças políticas e econômicas que têm refletido, também, na alimentação e modos de vida dos brasileiros. Apesar da favorável queda da prevalência de Insegurança Alimentar, esta tem sido acompanhada do aumento alarmante do excesso de peso e de outros fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis. Estudos que busquem compreender como o ambiente alimentar pode ser um indutor de insegurança alimentar são necessários para a compreensão geral deste problema de saúde pública complexo. Objetivo: Investigar os fatores do ambiente alimentar que contribuem ou dificultam o alcance da Segurança Alimentar e Nutricional. Material e Métodos: O estudo foi realizado no município de Embu das Artes, Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se de um estudo transversal que utilizará dados secundários, coletados no segundo semestre de 2013. Foi avaliado o ambiente alimentar segundo a oferta de alimentos comercializados para consumo no domicílio por meio de indicadores de disponibilidade, variedade, qualidade e preço nos territórios adstritos de 4 Unidades Básicas de Saúde. A partir desses territórios, foram conduzidas entrevistas domiciliares a indivíduos residentes nas regiões avaliadas. Forma de análise dos resultados: Serão realizadas análises descritivas das variáveis contínuas e das variáveis categóricas buscando-se caracterizar o perfil dos comércios de alimentos e dos moradores das regiões. Serão investigadas possíveis diferenças em relação ao perfil de aquisição de alimentos entre os moradores dos diferentes territórios. Variáveis sociodemográficas também serão descritas e averiguadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, MARIANA T.; SATO, PRISCILA M.; TRUDE, ANGELA C. B.; ECKMANN, THOMAS; STEEVES, ELIZABETH T. ANDERSON; HURLEY, KRISTEN M.; BOGUS, CLAUDIA M.; GITTELSOHN, JOEL. Factors Associated with Home Meal Preparation and Fast-Food Sources Use among Low-Income Urban African American Adults. Ecology of Food and Nutrition, v. 57, n. 1, p. 13-31, 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.