Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da mastite subclínica sobre custo de produção e qualidade do leite em rebanhos leiteiros

Processo: 15/04570-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 13 de junho de 2015
Vigência (Término): 22 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Marcos Veiga dos Santos
Beneficiário:Juliano Leonel Gonçalves
Supervisor no Exterior: Henk Hogeveen
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Wageningen University, Holanda  
Vinculado à bolsa:13/23613-8 - Impacto da mastite subclínica sobre custo de produção e qualidade do leite em rebanhos leiteiros, BP.DR
Assunto(s):Leite   Qualidade dos alimentos

Resumo

A hipótese do presente estudo é a de que a metodologia de ordenha completa e individual por quarto mamário permite estimar perdas de produção causadas por infecções intramamárias ocasionadas por patógenos primários. O projeto será realizado por meio de três experimentos, cujos objetivos gerais serão: 1) avaliar os efeitos das infecções intramamárias subclínicas causadas por patógenos primários sobre a contagem de células somáticas, produção e composição do leite de vacas em nível de quartos mamários; 2) avaliar as perdas de produção e alteração da composição do leite em nível de rebanho por meio da contagem de células somáticas; e 3) avaliar o impacto econômico da mastite subclínica causada por patógenos primários em rebanhos leiteiros. Para o experimento 1, serão selecionados seis rebanhos leiteiros (aproximadamente 600 vacas), nos quais serão selecionadas vacas em lactação (estimativa de 330) com infecção intramamária causada por patógenos primários distribuídos em 5 grupos (1: Staphylococcus aureus; 2: Streptococcus ambientais; 3: Streptococcus agalactiae; 4: Escherichia coli; e 5: Klebsiella spp.). Serão coletadas amostras de leite de ordenha completa e individual de quartos mamários das vacas selecionadas, totalizando a amostragem de 150 quartos infectados e 150 contralaterais sadios (controle), as quais serão submetidas à identificação por cultura microbiológica e determinação da composição (gordura, proteína bruta, lactose, caseína, extrato seco total, extrato seco desengordurado). Os isolados bacterianos serão identificados em nível de espécie por MALDI/TOF-MS. Será avaliado o efeito de infecção intramamária causada pelos cinco grupos de patógenos sobre as variáveis respostas (produção e composição do leite) utilizando o modelo estatístico Strip-plot. Para o experimento 2, serão utilizados dados dos últimos dois anos da Associação Paranaense do Gado Holandês de aproximadamente 29.010 vacas, distribuídas em 353 rebanhos. Para as análises, os dados do controle leiteiro referentes à produção e composição do leite serão submetidos à regressão em relação ao escore linear da contagem de células somáticas. Para o experimento 3, serão utilizados dois conjuntos de dados: o conjunto de dados (1) será baseado na estimativa do custo associado às perdas de produção e alterações na composição do leite de quartos contralaterais; e para o conjunto de dados (2), serão utilizados 50 rebanhos do Educampo/SEBRAE, cujo os dados serão processados por meio da metodologia de estimativa de custo operacional, em que será avaliado o custo de produção e análise de renda na presença de infecção intramamária subclínica ocasionada por patógenos primários em rebanhos leiteiros. Espera-se com o presente estudo determinar os efeitos negativos da mastite subclínica sobre as variáveis estudadas em nível de quartos mamários e de rebanho com o intuito de minimizar perdas, tanto a cadeia primária, como a indústria de derivados lácteos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, JULIANO L.; CUE, ROGER I.; BOTARO, BRUNO G.; HORST, JOSE A.; VALLOTO, ALTAIR A.; SANTOS, MARCOS V. Milk losses associated with somatic cell counts by parity and stage of lactation. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 101, n. 5, p. 4357-4366, MAY 2018. Citações Web of Science: 2.
GONCALVES, J. L.; KAMPHUIS, C.; MARTINS, C. M. M. R.; BARREIRO, J. R.; TOMAZI, T.; GAMEIRO, A. H.; HOGEVEEN, H.; DOS SANTOS, V, M. Bovine subclinical mastitis reduces milk yield and economic return. LIVESTOCK SCIENCE, v. 210, p. 25-32, APR 2018. Citações Web of Science: 6.
GONCALVES, JULIANO LEONEL; LYMAN, ROBERTA L.; HOCKETT, MITCHELL; RODRIGUEZ, RUDY; DOS SANTOS, MARCOS VEIGA; ANDERSON, KEVIN L. Using milk leukocyte differentials for diagnosis of subclinical bovine mastitis. JOURNAL OF DAIRY RESEARCH, v. 84, n. 3, p. 309-317, AUG 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.