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Estudo ANALÍTICO-DESCRITIVO da formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação em sexualidade com recurso às TIC. um estudo comparativo das realidades do Brasil e de Portugal

Processo: 15/02284-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Andreza Marques de Castro Leão
Beneficiário:Gabriella Rossetti Ferreira
Supervisor: Maria Isabel Seixas da Cunha Chagas
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:13/15880-6 - Estudo analítico-descritivo dos cursos de formação inicial e continuada de professores e licenciandos em sexualidade empregando as TIC, BP.MS
Assunto(s):Sexualidade   Tecnologia da informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cursos a Distância | Formação | Sexualidade | Tecnologia da Informação | Sexualidade

Resumo

Os professores e demais profissionais da educação têm mostrado uma lacuna na sua formação no que diz respeito às temáticas que envolvem a sexualidade e a educação sexual. Aprender sobre estes assuntos faz parte dos direitos do ser humano, e a escola é um lugar profícuo para a realização dos mesmos, visto que é no ambiente escolar que os alunos vão construir suas identidades individuais e de grupo, e podem também exercitar o direito e o respeito às diferenças. Um dos motivos pelos quais essa educação não tem acontecido, é pela falta de formação do disseminador do conhecimento, ou seja, os professores e demais profissionais da educação. Uma das maneiras de atender a esta necessidade no que tange a formação em sexualidade é através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que dão suporte às comunidades virtuais de aprendizagem e propiciam meios e ferramentas que podem ajudar a sanar/amenizar a dificuldade em relação a este assunto. O presente trabalho pretende realizar um mapeamento dos cursos a distância de formação inicial e continuada que usam as TICs como recuso, que existem em Portugal, e posteriormente fazer comparação com o que tem sido feito no Brasil. A metodologia é qualitativa, de cunho bibliográfico. Pretende averiguar o enquadramento e o contexto em que estes cursos foram elaborados e implementados; conhecer suas particularidades, objetivos, aspectos que foram trabalhados em cada um deles e averiguar se existem semelhanças e diferenças entre os programas de Brasil e Portugal, e quais são elas. (AU)

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