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Treino musical como método alternativo para reabilitação da cognição numérica em crianças com Discalculia do Desenvolvimento

Processo: 14/24319-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Flávia Heloísa dos Santos
Beneficiário:Jéssica Mendes Do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Memória operacional

Resumo

A Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem de prevalência considerável e caráter persistente. Em nosso país os estudos desenvolvidos acerca do tema ainda são incipientes, principalmente no que concerne a possíveis métodos de reabilitação da cognição numérica. Evidências de neuroimagem indicam que o treino musical estimula áreas cerebrais cruciais para as habilidades matemáticas e produz neuroplasticidade, sendo portanto uma ferramenta plausível para reabilitação da DD. Estudos prévios de nosso Laboratório (processos FAPESP 08/54970-2, nº11/01907-4, e n º 13/12071-0) indicam que a estimulação musical pode melhorar a memória operacional e alguns aspectos da cognição numérica, portanto, é o momento de utilizar abordagens mais específicas. O presente estudo tem como objetivo investigar os efeitos de um treino musical desenvolvido especificamente para estimular os quatro componentes da cognição numérica. Participarão do estudo 40 estudantes com idade entre 8 e 10 anos, de ambos os sexos, da cidade de Bauru, provenientes de escolas da área urbana; divididos em dois grupos: crianças com perfil de discalculia do desenvolvimento (DD=20) e crianças com desenvolvimento típico (DT=20). Todas as crianças passarão por duas avaliações neurocognitivas, pré e pós-treino respectivamente, as quais incluirão instrumentos para verificar as seguintes competências: Memória operacional, cognição numérica, raciocínio visuoespacial e aspectos emocionais. O Treino Musical será realizado em grupos mistos, pelo período de oito sessões de uma hora semanal cada. O estudo será cego tanto para o professor de música , assim como para as crianças quanto ao rendimento na avaliação neurocognitiva.

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