Busca avançada
Ano de início
Entree

Hidrogéis de rede dupla para a liberação térmica e fotoquímica de óxido nítrico

Processo: 14/24955-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 01 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Mathilde Julienne Gisele Champeau Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Hidrogéis   Óxido nítrico   Fotoquímica

Resumo

Aplicações tópicas de hidrogéis liberadores de óxido nítrico (NO) podem prevenir ou mesmo reverter as consequências da disfunção endotelial, tais como as úlceras diabéticas de pernas e hidrogéis de rede dupla (DNH) podem ampliar as potenciais aplicações dos hidrogéis doadores de NO convencionais, devido às suas propriedades melhores mecânicas. Os principais objetivos deste projeto são a preparação de novos hidrogéis DNHs como plataformas para a liberação térmica e fotoquímica de NO em aplicações biomédicas. Duas plataformas principais serão desenvolvidas: DNH s compostos de poli(álcool vinílico) (PVA) interpenetrado com hidroxipropilmetilcelulose (HPMC), ambos reticulados via esterificação com ácido mercaptosuccínico e DNHs compostos de PVA funcionalizado com ácido tioláctico (TLA), interpenetrado com uma rede de micelas de Pluronic F127. Ambas as plataformas serão submetidas à posterior S-nitrosação dos grupos -SH gerando DNSs funcionalizados com grupos -SNO. Os DNSs serão caracterizados em relação aos seus comportamentos viscoelásticos por reologia oscilatória, às suas propriedades térmicas por calorimetria diferencial exploratória e propriedades de difusão, utilizando-se celas de difusão de Franz. As mudanças na microestrutura dos DNHs sob condições de estiramento e compressão serão investigadas por espalhamento de raios X de baixo ângulo (SAXS) no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS), Campinas, SP. As cinéticas de liberação térmica e fotoquímica de NO a partir dos DNHs serão caracterizadas por quimiluminescência. As aplicações potenciais dos novos DNHs liberadores de NO, para uso tópico e para uso como cartilagens artificiais, serão avaliadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAMPEAU, MATHILDE; POVOA, VALERIA; MILITAO, LUCAS; CABRINI, FLAVIA M.; PICHETH, GUILHERME F.; MENEAU, FLORIAN; JARA, CARLOS P.; DE ARAUJO, ELIANA P.; DE OLIVEIRA, MARCELO G. Supramolecular poly(acrylic acid)/F127 hydrogel with hydration-controlled nitric oxide release for enhancing wound healing. Acta Biomaterialia, v. 74, p. 312-325, JUL 1 2018. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.