Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos da glotalização na língua Dâw: um estudo de fonética experimental

Processo: 14/26712-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luciana Raccanello Storto
Beneficiário:Lucas Cavalini Barboza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fonética experimental   Fonologia   Laringe   Fonação   Línguas indígenas

Resumo

Este projeto de mestrado propõe um estudo a respeito da glotalização na língua Dâw, entendida como uma articulação secundária que produz maior constrição glotal e, possivelmente, laríngea (Laver, 1980: 330). Partimos do trabalho de Martins (2004) e de uma pesquisa de iniciação científica realizada pelo autor deste projeto. Na pesquisa de iniciação científica, analisamos acusticamente gravações em áudio da pronúncia de palavras isoladas, pares mínimos e frases. Confirmamos a função distintiva da glotalização na língua (Martins, 2004: 16), que incide apenas em soantes, e observamos três padrões diferentes nas soantes glotalizadas: um deles, o menos frequente, compõe-se de uma oclusiva glotal e uma soante, formando uma única unidade fonêmica, e os outros dois associam-se à mudança no tipo de fonação: fonação rangeada e voz tensa/áspera. Embora tenhamos obtido indicações importantes, consideramos necessário empreender um número maior de estudos e análises quantitativas com tratamento estatístico dos dados. Além disso, algumas questões, como a disposição temporal dos eventos laríngeos, a relação entre tom e glotalização, o processo de redução silábica e aspectos da articulação, devem ainda ser respondidas. Pretendemos analisar o fenômeno a partir de dados acústicos, aerodinâmicos e eletroglotográficos, baseando-nos em trabalhos sobre tipos de fonação e articulações laríngeas, como Laver (1980; 1994), Ladefoged e Maddieson (1996) e Gordon e Ladefoged (2001). A glotalização tem uma importância crucial na língua Dâw devido ao seu papel fonêmico e parece ocorrer em várias línguas da região. Uma compreensão mais aprofundada da glotalização pode também fornecer informações importantes para o estudo dos tipos de fonação, que interessa a várias áreas do conhecimento, e de articulações laríngeas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOZA, Lucas Cavalini. Aspectos da glotalização na língua Dâw: um estudo de fonética experimental. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.