Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma análise lógica da noção de consistência na prática da Teoria dos Conjuntos

Processo: 14/25342-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 15 de julho de 2015
Vigência (Término): 27 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Pesquisador responsável:Walter Alexandre Carnielli
Beneficiário:Giorgio Venturi
Supervisor no Exterior: Marco Panza
Instituição-sede: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Institute for the History and Philosophy of Science and Technology (IHPST), França  
Vinculado à bolsa:13/25095-4 - Teoria des conjuntos e sua lógica interna, BP.PD
Assunto(s):Teoria dos conjuntos

Resumo

Neste projeto eu aprofundo a análise da lógica interna da teoria dos conjuntos - tema do meu projeto FAPESP - propondo uma análise lógica da noção de consistência e a sua função na prática da teoria dos conjuntos. Este projeto possui um ponto de vista multidisciplinar e procura combinar a reflexão filosófica sobre a prática matemática com a descrição de uma estrutura matemática. Especificamente, o objetivo desse projeto consiste em investigar a estrutura do multiverso - a coleção de todos os possíveis universos da teoria do conjunto originados pelo método forcing - para uma lógica mais apropriada à sua descrição. Eu proponho definir uma nova lógica que, semelhante ao caso de LFI, inclui um operador lógico que objetiva formalizar a noção de consistência que é usada na teoria dos conjuntos. A fim de justificar os axiomas dessa lógica eu proponho usar as ferramentas da filosofia da prática matemática e investigar os problemas filosóficos relacionados ao uso da prática na compreensão dos fenômenos matemáticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIORGIO VENTURI. A note on the introduction of Hilbert’s Grundlagen der Geometrie. Manuscrito, v. 40, n. 2, p. -, Jun. 2017.
VENTURI, GIORGIO. A note on the introduction of Hilbert's Grundlagen der Geometrie. Manuscrito, v. 40, n. 2, p. 5-17, APR-JUN 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.