Busca avançada
Ano de início
Entree

Indução tumoral ovariana e influência do imunomodulador P-MAPA combinado com a cisplatina sobre a via mediada por Toll-like 2 e 4 em ratas Fischer 344

Processo: 15/00423-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Luiz Gustavo de Almeida Chuffa
Beneficiário:Grazielle de Moura Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):P-MAPA   Receptor 4 toll-like   Cisplatino   NF-kappa B

Resumo

O câncer de ovário apresenta elevada incidência em mulheres peri e pós-menopáusicas e, por apresentar diagnóstico tardio e baixo prognóstico, é a quarta causa de morte por câncer, ao lado do câncer de mama, colorretal, colo uterino e pulmão. O câncer de ovário responde inicialmente aos tratamentos com quimioterápicos, retardando o crescimento da massa tumoral, porém, com o tempo, muitas mulheres desenvolvem quimioresistência. Tendo em vista que o P-MAPA possui função imunomoduladora e oncostática e, também, parece potencializar os efeitos de outros quimioterápicos como a cisplatina, o presente estudo tem o objetivo de avaliar o efeito da indução tumoral ovariana e verificar a influência do tratamento com o imunomodulador P-MAPA, associado ou não com cisplatina, sobre os receptores TLR2 e TLR4, e as proteínas/fatores MyD88, NF-kB e IRF3 nos ovários de ratas Fischer 344. Para tanto, serão investigados os seguintes parâmetros: monitoramento do ciclo estral no período experimental, avaliação da frequência e caracterização dos tipos de lesões tumorais nos ovários através de análise histopatológica, imunolocalização e quantificação dos receptores TLR2 e TLR4, e proteínas MyD88, NF-kB e IRF3 através das técnicas de imunohistoquímica e Western blot. Esses resultados irão colaborar no esclarecimento dos efeitos do imunomodulador P-MAPA associado com a cisplatina sobre a via inflamatória mediada por receptores Toll-like nas células dos tumores serosos de ovário.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DURAN, NELSON; FAVARO, WAGNER J. BIOGENIC SYNTHESIS OF IMPORTANT ENVIRONMENTAL MINERALS: MAGNESIUM PHOSPHATE COMPOUNDS AND PERSPECTIVES. Química Nova, v. 41, n. 5, p. 567-576, MAY 2018. Citações Web of Science: 0.
DE ALMEIDA CHUFFA, LUIZ GUSTAVO; FERREIRA, GRAZIELLE DE MOURA; LUPI, LUIZ ANTONIO; NUNES, ISEU DA SILVA; FAVARO, WAGNER JOSE. P-MAPA immunotherapy potentiates the effect of cisplatin on serous ovarian carcinoma through targeting TLR4 signaling. JOURNAL OF OVARIAN RESEARCH, v. 11, JAN 17 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.