Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da N-glicosilação da região FC de IgG na patogênese da leishmaniose visceral e a avaliação de novas estratégias terapêuticas

Processo: 14/25856-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Isabel Kinney Ferreira de Miranda Santos
Beneficiário:Luiz Gustavo Araujo Gardinassi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Etiologia   Tratamento   Imunoparasitologia   Anticorpos   Leishmaniose visceral

Resumo

A leishmaniose visceral (LV) pode ser fatal quando não tratada e embora hipergamaglobulinemia seja um sintoma clínico frequente em pacientes com LV, a contribuição de anticorpos na progressão da doença permanece desconhecida. Funções efetoras e reguladoras de anticorpos dependem de sua interação com receptores Fc do tipo I e tipo II, sendo que estas interações são reguladas por padrões de N-glicanas ligadas à porção Fc de anticorpos. Recentemente, nós demonstramos que em comparação com indivíduos saudáveis, os perfis globais de N-glicosilação da Fc de IgG estão alterados significativamente em pacientes com LV. Em conjunto com reguladores da resposta imune presente no soro destes indivíduos (citocinas e proteína C reativa), nós demonstramos a habilidade destas características de glicosilação em predizer categorias de severidade de LV. Ainda, observamos que os perfis de glicosilação de IgG são alterados após o tratamento de LV. Desta forma, propomos avaliar o papel dos perfis de glicosilação de IgG na patogênese da LV e os mecanismos que atuam nestas alterações pelas seguintes estratégias: (i) análise da expressão gênica de células B isoladas de pacientes estratificados em categorias de severidade e a associação com títulos de IgG e perfis de N-glicosilação de Fc; (ii) baseado no conhecimento gerado por nosso trabalho com pacientes, testaremos a viabilidade e eficácia de novas estratégias de terapia em um modelo experimental de LV progressiva (hamsters). Inocularemos preparações de imunoglobulina intravenosa (IVIG) enriquecidas para ácido siálico e faremos a deglicosilação enzimática da região Fc de IgG em hamsters infectados cronicamente com L. infantum chagasi, avaliando os efeitos de cada tratamento na progressão da doença. Desta maneira, esperamos obter um conhecimento mais aprofundado sobre a influência dos perfis de glicosilação da região Fc de IgG em mecanismos de progressão e severidade da LV, além de promover inovação no tratamento da doença.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARDINASSI, LUIZ GUSTAVO; DESOUZA-VIEIRA, THIAGO S.; DA SILVA, NAILA O.; GARCIA, GUSTAVO R.; BORGES, VALERIA M.; CAMPOS, ROSEANE N. S.; DE ALMEIDA, ROQUE P.; DE MIRANDA SANTOS, ISABEL K. F.; SARAIVA, ELVIRA M. Molecular signatures of neutrophil extracellular traps in human visceral leishmaniasis. PARASITES & VECTORS, v. 10, JUN 6 2017. Citações Web of Science: 3.
MALARDO, THIAGO; GARDINASSI, LUIZ GUSTAVO; MOREIRA, BERNARDO PEREIRA; PADILHA, EVERTON; CETRULO LORENZI, JULIO CESAR; SOARES, LUANA SILVA; GEMBRE, ANA FLAVIA; FONTOURA, ISABELA CARDOSO; DE ALMEIDA, LUCIANA PREVIATO; FERREIRA DE MIRANDA SANTOS, ISABEL KINNEY; SILVA, CELIO LOPES. MicroRNA expression signatures in lungs of mice infected with Mycobacterium tuberculosis. TUBERCULOSIS, v. 101, p. 151-159, DEC 2016. Citações Web of Science: 3.
GARDINASSI, LUIZ GUSTAVO; GARCIA, GUSTAVO ROCHA; NERY COSTA, CARLOS HENRIQUE; SILVA, VLADIMIR COSTA; FERREIRA DE MIRANDA SANTOS, ISABEL KINNEY. Blood Transcriptional Profiling Reveals Immunological Signatures of Distinct States of Infection of Humans with Leishmania infantum. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 10, n. 11 NOV 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.