Impacto do tratamento restaurador atraumático associado a estratégias educativas e...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 14/21902-5 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de maio de 2015 |
Vigência (Término): | 28 de fevereiro de 2017 |
Área do conhecimento: | Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria |
Convênio/Acordo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
Pesquisador responsável: | Maria Beatriz Duarte Gavião |
Beneficiário: | Karina Guedes de Sousa |
Instituição-sede: | Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil |
Assunto(s): | Qualidade de vida Tratamento dentário restaurador sem trauma Educação em saúde bucal Crianças Higiene bucal |
Resumo O objetivo deste estudo será avaliar o impacto do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) associado a duas abordagens educativas em saúde bucal na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de escolares. Serão selecionadas 215 crianças, de seis e sete anos, de ambos os gêneros, escolares da rede municipal de Piracicaba, SP. As crianças serão divididas em cinco grupos de acordo com a presença (grupo experimental - GC) ou não de lesões de cárie (grupo controle - GE) e com a aplicação ou não de estratégias educativas previamente ao TRA: estratégia tradicional + TRA (GC1=43; GE1=43) e estratégia aprimorada + TRA (GC2=43 e GE2=43), TRA (GE3=43). A estratégia tradicional consistirá de explanação dos fatores etiológicos relacionados à cárie, orientação e prática de higiene bucal durante quatro semanas consecutivas, uma vez por semana. A estratégia aprimorada consistirá do mesmo período e conteúdo da estratégia tradicional com acréscimo da visualização das lesões de cárie pela criança utilizando espelho e orientação sobre a importância, indicação e etapas do TRA. A higiene bucal será avaliada pela presença de biofilme visível nos incisivos superiores e presença de gengivite, em dois momentos: antes da estratégia educativa e antes do TRA. Para avaliar a percepção da criança sobre a QVRSB será utilizada a versão brasileira curta, com 16 itens, do Child Perceptions Questionnaire (16-CPQ8-10) em três momentos: antes da estratégia educativa, antes e duas semanas após o TRA. A percepção de mudança na saúde bucal será avaliada por meio de questão única aplicada após a estratégia educativa e após o TRA. O TRA consistirá na remoção da dentina infectada utilizando instrumentos manuais e restauração com cimento de ionômero de vidro. A descrição das variáveis em estudo e sua correlação serão analisadas utilizando-se análise estatística descritiva, teste de normalidade, testes paramétricos e não paramétricos, onde apropriados. O nível de significância a ser considerado será de ±=0,05. (AU) | |