Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre caráter e diferença: personagens machadianas em Ressurreição, Helena e Dom Casmurro

Processo: 14/18486-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Hélio de Seixas Guimarães
Beneficiário:Ana Carolina Sá Teles
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Personagens

Resumo

Este projeto aborda a composição e formação de personagens em Ressurreição (1872), Helena (1876) e Dom Casmurro (1899), romances de Machado de Assis, num leque que vai da presença de tipos à constituição de personagens por meio da diferença. Por um lado, a crítica machadiana chamada de "psicológica" esteve, em geral, atenta à complexidade de personagens na ficção do autor, ao observar em sua prosa a sondagem de motivações humanas que se relaciona à constituição do sujeito. Por outro lado, alguns críticos realçaram a importância de técnicas antigas ou plásticas como o caráter e o retrato na composição de personagens machadianas. No primeiro caso, podemos mencionar a recepção crítica de Augusto Meyer, Lúcia Miguel Pereira, Alfredo Bosi, Cleusa Passos, José Luiz Passos e Pedro Meira Monteiro. No segundo caso, encontram-se ensaios de Ivan Teixeira e novamente de Pedro Meira Monteiro. Este trabalho pretende mostrar que nesses romances personagens tipificadas e personagens singulares coabitam com frequência, a depender do grau de complexidade de sua formação. Esta leitura volta-se para a composição de caracteres, para a descrição de laivos individuais e para a constituição de personagens singulares na obra de Machado de Assis. O intuito é delinear o esboço de uma teoria de personagens machadiana a partir da correspondência, da crítica e dos romances do autor, para aclarar um dos aspectos diferenciais de seu projeto estético. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TELES, Ana Carolina Sá. Personagens machadianas e suas constelações em Ressurreição, Helena e Dom Casmurro. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.