Bolsa 15/01712-0 - Anestesiologia veterinária, Anestesia local - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da bupivacaína sozinha ou em associação com dexmedetomidina ou buprenorfina para o bloqueio dos nervos ciático e femoral em gatos

Processo: 15/01712-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Denise Tabacchi Fantoni
Beneficiário:Marina Cayetano Evangelista
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesiologia veterinária   Anestesia local   Bloqueio nervoso   Nervo ciático   Gatos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia local | Bloqueio nervoso | Gatos | Nervo femoral | Nervo Ciático | Anestesiologia Veterinária

Resumo

As técnicas de anestesia local em felinos são subestimadas e subutilizadas no trauma e em pacientes cirúrgicos, os quais podem se beneficiar da analgesia promovida pelos bloqueios regionais com efeitos adversos mínimos. Técnicas de bloqueios regionais guiadas pelo uso de estimulador de nervos periféricos (ENP) podem reduzir a dose de anestésico necessária para produzir um bloqueio clinicamente eficaz. Esta vantagem pode ser de particular importância nos felinos, os quais são mais susceptíveis a intoxicações por anestésicos locais. Estudos que descrevem, validam e avaliam a eficácia dos mesmos em gatos são raros. Objetiva-se avaliar a propagação do anestésico local e potenciais complicações dos bloqueios ciático e femoral (abordagem ventral) guiados por ENP, além de determinar a magnitude e duração de ação dos mesmos usando bupivacaína sozinha ou em combinação com dexmedetomidina ou buprenorfina. O presente estudo levanta a hipótese de que o volume de 0,1 mL/kg de anestésico local irá produzir uma dispersão adequada do injetado sobre as áreas de interesse quando investigados por exame de ressonância magnética e que a combinação de bupivacaína-dexmedetomidina ou -buprenorfina vai melhorar e prolongar a magnitude e duração do bloqueio sensorial e motor, quando comparado com a administração de bupivacaína sozinha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EVANGELISTA, MARINA C.; DE LASSALLE, JULIE; CHEVRIER, CHRISTINE; CARMEL, ERIC N.; FANTONI, DENISE T.; STEAGALL, PAULO V. M.. Distribution of bupivacaine hydrochloride after sciatic and femoral nerve blocks in cats: A magnetic resonance imaging study. Research in Veterinary Science, v. 115, p. 61-65, . (15/01712-0)
EVANGELISTA, M. C.; DOODNAUGHT, G. M.; FANTONI, D. T.; STEAGALL, P. V. M.. Sciatic and femoral nerve blockade using bupivacaine alone, or in combination with dexmedetomidine or buprenorphine in cats. VETERINARY RECORD, v. 180, n. 24, p. 592+, . (15/01712-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EVANGELISTA, Marina Cayetano. Bloqueio dos nervos ciático e femoral em gatos: avaliação da dispersão da bupivacaína sob ressonância nuclear magnética e avaliação dos efeitos antinociceptivos. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.