Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das variáveis de processamento e sinterização visando a futura fabricação de membranas cerâmicas à base de nano sílica

Processo: 15/02185-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Carlos Kenichi Suzuki
Beneficiário:Marco César Prado Soares
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais nanoestruturados   Cerâmica (materiais cerâmicos)   Silicatos   Matérias primas minerais

Resumo

A busca por processos ecológicos e economicamente viáveis tem estimulado o surgimento de novas tecnologias no campo da separação e purificação de misturas e soluções, impulsionando a pesquisa e desenvolvimento de membranas que além baixo custo de fabricação a uma larga faixa de condições experimentais. Este trabalho propõe o estudo de matérias-primas abundantes no território brasileiro (nano compostos de sílica) para analisar a viabilidade de produção de uma membrana cerâmica nacional a partir de tais materiais. Serão realizados diversos experimentos com variações de parâmetros de processamento e sinterização de nano materiais à base de sílica, de modo a compreender o efeito deles sobre a porosidade do material. Técnicas analíticas, como a microscopia eletrônica de varredura e a difração de raios-X serão utilizadas para monitorar as características estruturais e, em caso de se obter um material utilizável como membrana, serão feitos estudos de parâmetros de fluxo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRADO SOARES, MARCO CESAR; MENDES, BEATRIZ FERREIRA; SCHENKEL, EGONT ALEXANDRE; SANTOS, MURILO FERREIRA; FUJIWARA, ERIC; SUZUKI, CARLOS KENICHI. Kinetic and Thermodynamic Study in Pozzolanic Chemical Systems as an Alternative for Chapelle Test. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 21, n. 4 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.