Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da lubri-refrigeração de MQL na retificação cilíndrica do aço ABNT 4340 com rebolo de CBN

Processo: 15/00754-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Eduardo Carlos Bianchi
Beneficiário:Rafael Polato Francelin
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Usinagem

Resumo

Esse trabalho busca comparar os resultados finais do processo de retificação cilíndrica externa do aço quando lubri-refrigerado pela técnica convencional e de MQL (mínima quantidade de lubrificante). Os fluídos de corte, além de serem constituídos de substâncias que poluem e degradam o meio ambiente e a vida de pessoas que trabalham em contato com o mesmo, os custos do descarte se tornaram muito elevados. Nessas condições, a utilização do MQL é necessária para reduzir o número de casos de contaminação e gerar eficiência para a produção. Porém, é necessário verificar se a qualidade final do processo de retificação utilizando a técnica de mínima quantidade de lubrificante se equipara a qualidade final quando é utilizado o método convencional. Dessa forma é possível verificar se o MQL é capaz de substituir eficientemente a técnica de aplicação contínua.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAEL POLATO FRANCELIN; WANGNER BARBOSA DA COSTA; JOSÉ CLAUDIO LOPES; ALAN POLATO FRANCELIN; HAMILTON JOSE DE MELLO; PAULO ROBERDO DE AGUIAR; EDUARDO CARLOS BIANCHI. Evaluation of the oil flow using the MQL technique applied in the cylindrical plunge grinding of AISI 4340 steel with cbn grinding wheel. REM, Int. Eng. J., v. 71, n. 3, p. -, Jul. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.