Busca avançada
Ano de início
Entree

Julgamento de altura e transposição de degraus em pacientes com Doença de Parkinson: efeito da informação visual

Processo: 15/00612-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Lilian Teresa Bucken Gobbi
Beneficiário:Nubia Ribeiro da Conceição
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Parkinson   Visualização de informação   Habilidades motoras (educação física)   Locomoção   Coeficiente de correlação de Pearson
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença de Parkinson | Feedback Sensorial | Locomoção em escadas | Locomoção

Resumo

A locomoção em escadas exige planejamento e modulação das estratégias motoras, o que requer a integração dos sistemas motores e sensoriais. Na doença de Parkinson (DP), déficits na integração do feedback proprioceptivo e sensorial têm sido observados e podem agravar os comprometimentos do andar em ambientes complexos. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar a contribuição da informação visual exproprioceptiva durante a transposição de degraus de diferentes alturas, em pacientes com DP e verificar o efeito da doença no julgamento expropriceptivo de altura e a relação entre a altura estimada com a distância vertical pé/degrau durante a transposição de degraus de diferentes alturas. Participarão do estudo 15 pacientes com DP e 15 indivíduos neurologicamente preservados. Para o julgamento perceptual e transposição será utilizada uma escada de 4 degraus e serão utilizadas três diferentes alturas para o primeiro degrau da escada: 10 cm, 18 cm e 35 cm. Para o julgamento perceptivo, o participante deverá olhar para o degrau e estimar a altura do mesmo verbalmente e a seguir deverá elevar o pé na altura estimada. Para a transposição, o participante deverá andar e a transpor as diferentes alturas de degraus, nas condições com feedback visual e sem feedback visual. O OPTOTRAK Certus será utilizado para o registro cinemático do movimento. As variáveis dependentes serão: Erro constante da estimação da altura, Erro constante na elevação do pé na altura estimada e Toe clearance. ANOVAs para 3 fatores e o teste de correlação de Pearson serão empregados para as análises estatísticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CONCEICAO, NUBIA R.; TEIXEIRA-ARROYO, CLAUDIA; VITORIO, RODRIGO; ORCIOLI-SILVA, DIEGO; BERETTA, VICTOR S.; DE SOUSA, PRISCILA N.; GOBBI, LILIAN T. B.. Influence of Parkinson's Disease on Judging Stair Step Height: Exploratory Study. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS, v. 126, n. 1, p. 106-118, . (15/00612-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.