Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de imagens na predição do peso de suínos

Processo: 15/07254-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Késia Oliveira da Silva
Beneficiário:Isabella Cardoso Ferreira da Silva Condotta
Supervisor no Exterior: Tami Brown-Brandl
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : U.S. Meat Animal Research Center (MARC), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/18458-6 - Análise de imagens na predição do peso de suínos em crescimento-terminação, BP.IC
Assunto(s):Ambiência (biotérios)   Bem-estar do animal   Zootecnia   Suínos

Resumo

A produção de alimentos exige, cada vez mais, produtos derivados de animais criados de forma a respeitar os preceitos de bem-estar. O sistema de criação intensivo possui diversas fontes geradoras de estresse, fazendo-se necessária a busca por alternativas que promovam a melhoria dessas condições. A influência humana nas atividades de manejo animal, além de elevar os custos de produção, torna-se mais uma fonte geradora de estresse ao longo do ciclo produtivo. Como forma de eliminar este problema, o desenvolvimento de métodos de acompanhamento das condições físicas dos animais à distância e em tempo real, surge como alternativa. Desta forma, a qualidade dos dados obtidos e os níveis de qualidade de carcaça e conversão alimentar são melhorados, possibilitando a abertura de novos mercados e fortificando a produção e a exportação da carne de suínos no Brasil. A pesagem de suínos exige a movimentação para as balanças, tornando o procedimento desgastante tanto para os animais quanto para os manejadores. Diversos pesquisadores demonstraram com sucesso que as dimensões de suínos extraídas a partir de imagens digitais (2D) podem ser usadas para predizer o peso com aproximadamente 5% de erro. Porém, a automatização desta abordagem é dificultada, pois apresenta problemas de diferenciação clara entre a cor do animal e do ambiente. Como alternativa, apresenta-se a utilização de uma câmera 3D, que elimina este problema. Sendo assim, este projeto objetiva determinar o perfil de crescimento (dimensões e pesos dos animais) para 3 linhagens genéticas comerciais de suínos (Duroc, Landrace e Yorkshire), bem como desenvolver um método de predição de peso utilizando uma câmera 3D de baixo custo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONDOTTA, ISABELLA C. F. S.; BROWN-BRANDL, TAMI M.; SILVA-MIRANDA, KESIA O.; STINN, JOHN P. Evaluation of a depth sensor for mass estimation of growing and finishing pigs. BIOSYSTEMS ENGINEERING, v. 173, n. SI, p. 11-18, SEP 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.