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Avaliação do comportamento comunicativo de crianças de 18 a 24 meses

Processo: 14/23284-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Beatriz Castanheira Morelli
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação fonoaudiológica   Desenvolvimento infantil   Linguagem infantil

Resumo

Os primeiros anos de vida de um indivíduo são determinantes para o desenvolvimento infantil. Quanto ao desenvolvimento de linguagem, o período dos 18 aos 24 meses de idade da criança é caracterizado pela transição do sistema funcional para o linguístico. A importância do conhecimento sobre o desenvolvimento comunicativo e de linguagem nesta faixa etária está baseada nas transformações presentes que culminam na capacidade de participar mais ativamente do ambiente familiar e iniciar seu papel como um bom falante. Testes de avaliação do desenvolvimento infantil devem se basear no padrão de normalidade da população e são necessários para mensurar e comparar o desenvolvimento das crianças de acordo com sua faixa etária, aumentando as possibilidades de diagnóstico preciso, medidas preventivas e planejamento terapêutico adequado, quando necessário. O objetivo é verificar o comportamento comunicativo de crianças típicas na faixa etária de 18 a 24 meses. Anteriormente a execução deste estudo, o mesmo será submetido à apreciação e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP). Participarão 30 crianças com desenvolvimento típico, e seus representantes legais. Serão recrutadas crianças de ambos os gêneros, com idade variando entre 18 e 24 meses. Após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos responsáveis legais, estes responderão um protocolo de anamnese, contendo informações sobre a vida pregressa da criança. Em ambiente estruturado e em situações semi-dirigidas, a criança participará de atividades lúdicas e interativas, nas quais serão oferecidos objetos concretos para que ela atue sobre eles e os relacione entre si e com o ambiente. Para a criança ser considerada como apresentando desenvolvimento típico será realizado o Teste de Screening de Desenvolvimento Denver II. Para a apresentação dos dados obtidos durante a entrevista será utilizada estatística descritiva com valores de frequência absoluta e relativa. A análise estatística dos resultados da avaliação obedecerá a critérios numéricos pré-estabelecidos para cada item do protocolo de avaliação. Será computada uma pontuação final para realização da análise estatística. (AU)

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