Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da composição de proteínas na área de invasão de carcinoma epidermóide por proteômica baseada em espectrometria de massas

Processo: 13/16483-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Adriana Franco Paes Leme
Beneficiário:Carolina Moretto Carnielli
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/19278-0 - Estudo da regulação de ADAMs em câncer oral, AP.JP
Assunto(s):Proteômica   Carcinoma de células escamosas   Espectrometria de massas

Resumo

Cânceres de cabeça e pescoço são um grupo de câncer que envolve a cavidade oral, faringe e laringe. A maioria dos casos é de carcinoma espinocelular (CEC), o qual apresenta alta morbidade. Em câncer, mudanças no estroma dirigem a invasão e metástase, cujos processos são característicos da malignidade. Evidências recentes sugerem que a área de invasão na fronte dos carcinomas, ou seja, na interface do tumor-hospedeiro, apresenta perfil molecular e características morfológicas diferentes comparadas à área superficial do mesmo, podendo ser considerada como uma região interessante para identificar marcadores de prognóstico. Dessa forma, o objetivo desse estudo é identificar as proteínas presentes no estroma da fronte do tumor em comparação com as regiões do estroma do interior do tumor. Para isso, a microdissecção a laser (ML) será associada à espectrometria de massas (MS), técnicas que têm sido consideradas de alta robustez quando combinadas para a identificação de proteínas em tecidos tumorais de regiões específicas. Amostras teciduais fixadas em parafina provenientes do estroma da região frontal e do interior de tumores de CEC serão obtidas por ML seguida de extração e digestão das proteínas e análise por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem (LC-MS/MS). Os dados serão analisados por bioinformática com anotação funcional das proteínas. A partir dessas análises, a expressão de um grupo de proteínas será validada por Tissue Microarray (TMA). Ensaios funcionais para a avaliação funcional das proteínas de interesse também serão realizados para a correlação com os dados clínico-patológicos dos pacientes. Portanto, espera-se que esse estudo envolvendo a combinação das técnicas de ML, MS e bioinformática indique proteínas que possam elucidar os mecanismos de interação entre o estroma de tumores, sua progressão e invasão. Investigações da comunicação tumor-estroma e estroma-estroma podem revelar novas estratégias terapêuticas para o câncer oral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNIELLI, CAROLINA MORETTO; SOARES MACEDO, CAROLINA CARNEIRO; DE ROSSI, TATIANE; GRANATO, DANIELA CAMPOS; RIVERA, CESAR; DOMINGUES, ROMENIA RAMOS; PAULETTI, BIANCA ALVES; YOKOO, SAMI; HEBERLE, HENRY; BUSSO-LOPES, ARIANE FIDELIS; CERVIGNE, NILVA KARLA; SAWAZAKI-CALONE, IRIS; MEIRELLES, GABRIELA VAZ; MARCHI, FABIO ALBUQUERQUE; TELLES, GUILHERME PIMENTEL; MINGHIM, ROSANE; PRADO RIBEIRO, ANA CAROLINA; BRANDAO, THAIS BIANCA; CASTRO, JR., GILBERTO DE; ALEJANDRO GONZALEZ-ARRIAGADA, WILFREDO; GOMES, ALEXANDRE; PENTEADO, FABIO; SANTOS-SILVA, ALAN ROGER; LOPES, MARCIO AJUDARTE; RODRIGUES, PRISCILA CAMPIONI; SUNDQUIST, ELIAS; SALO, TUULA; DA SILVA, SABRINA DANIELA; ALAOUI-JAMALI, MOULAY A.; GRANER, EDGARD; FOX, JAY W.; DELLA COLETTA, RICARDO; PAES LEME, ADRIANA FRANCO. Combining discovery and targeted proteomics reveals a prognostic signature in oral cancer. NATURE COMMUNICATIONS, v. 9, SEP 5 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.