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A psicopatologização da vida e o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na infância: um estudo na rede pública de saúde

Processo: 15/03517-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Daniele de Andrade Ferrazza
Beneficiário:Luana Paula Vizotto
Instituição-sede: Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO). Fundação Educacional Miguel Mofarrej. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Diagnóstico psicológico   Psicopatologia   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Crianças

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer a trajetória percorrida por crianças e adolescentes, usuários da Rede Pública de Saúde de um município do sudoeste paulista, desde sua condição de entrada na rede até a definição do procedimento terapêutico, com especial atenção aos fatores determinantes da prescrição de psicofármacos, especificamente em situações em que os diagnósticos determinados são casos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Dessa forma, a presente pesquisa pretende coletar dados em prontuários dos usuários da Rede Pública de Saúde para contribuir com novas discussões sobre o processo de psicopatologização da vida e da educação, e proporcionar reflexões sobre possibilidades de estratégias que visam superar a prescrição medicamentosa que tem se efetivado, muitas vezes, como única alternativa de cuidado e tratamento da infância considerada problema. (AU)

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