Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e quantificação de marcadores químicos para padronização de extrato seco das folhas de Mouriri pusa Gardner (Melastomataceae)

Processo: 14/24046-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Marcio Adriano Andreo
Beneficiário:Adelia Maria Narciso
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Fitoquímica   Mouriri pusa

Resumo

O uso de plantas medicinais para fins terapêuticos é milenar e totalmente difundido pelo mundo. Porém, principalmente no Brasil, o uso dos derivados vegetais de maneira informal representa grande risco à população que utiliza esses produtos de forma indiscriminada, sem considerar a possível toxicidade de alguns componentes e as possíveis interações medicamentosas. Os estudos químicos, biológicos e farmacológicos são importantes para a validação do uso tradicional destes vegetais. Porém, para que a planta medicinal seja utilizada como matéria prima para a produção do medicamento fitoterápico, faz-se necessária a busca de parâmetros analíticos que garantam a qualidade destes produtos. O registro de novos produtos (medicamentos fitoterápicos) passa pela determinação dos marcadores químicos, assim como pelo desenvolvimento e validação de metodologias para a quantificação destes no extrato produzido e no produto final. Entre as espécies da flora nativa utilizadas tradicionalmente pela população está o Mouriripusa Gardner (Melastomataceae) que apresenta considerável atividade no combate a gastrites e úlceras. Mesmo com o estudo químico já realizado, o uso tradicional e a comprovação científica de eficácia e segurança por ensaios pré-clínicos anteriores, ainda não há marcador químico estabelecido para a espécie. Este projeto propõe o isolamento e caracterização de marcadores químicos (flavonóides e/ou ácidos fenólicos) e o desenvolvimento/validação de metodologia para a quantificação destes por espectrofotometria UV e CLAE-UV-Vis.