Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de infecção por Leishmania infantum chagasi em pacientes do Hospital da Santa Casa de Araçatuba, SP

Processo: 15/02302-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Mary Marcondes
Beneficiário:Laís Rigon
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Zoonoses   Leishmaniose visceral   Leishmania infantum   Prevalência   ELISA   Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Testes hematológicos   Araçatuba (SP)

Resumo

Em vista do crescente número de casos de leishmaniose visceral americana no município de Araçatuba e região, e da possibilidade de a doença estar sendo subdiagnosticada em seres humanos, a presente pesquisa tem como objetivos pesquisar a presença de anticorpos anti-L. infantum chagasi e de DNA do parasita no sangue, por meio de PCR em tempo real, de pacientes encaminhados ao Hospital da Santa Casa de Araçatuba, São Paulo, área endêmica para a doença. Para tanto serão coletadas amostras de sangue de todos os pacientes atendidos entre o período de julho a dezembro de 2015 que concordarem em participar do estudo, ou até que se atinja um número de 1200 pacientes avaliados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARINA YUKIE HIRATA; EDENILSON BORGES DE OLIVEIRA SOBRINHO; LAIS RIGON; YURI TANI UTSUNOMIYA; THAISE YUMIE TOMOKANE; MÁRCIA DALASTRA LAURENTI; MARY MARCONDES. Exposure to Leishmania spp. infection and Lutzomyia spp. in individuals living in an area endemic for visceral leishmaniasis in Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 53, p. -, 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.