Busca avançada
Ano de início
Entree

Urbanismo e meio ambiente: a bacia hidrográfica do Lajeado, São Paulo

Processo: 14/23907-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Renato Luiz Sobral Anelli
Beneficiário:Gabriela Oliveira Santos
Instituição-sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/16834-3 - Urbanismo e meio ambiente: a bacia hidrográfica do Lajeado, São Paulo, BE.EP.IC
Assunto(s):Urbanismo   Meio ambiente urbano   Desenvolvimento urbano   Mobilidade urbana   Pesquisa bibliográfica   Planos diretores   Projeto de arquitetura   Estudos de casos e controles   São Paulo (SP)

Resumo

A recente revisão do Plano Diretor Estratégico paulistano disponibiliza grande quantidade de instrumentos de controle e indução do desenvolvimento urbano. Dada à crise de mobilidade vigente, o PDE define que os sistemas de transporte de massa devam articular eixos estruturação das transformações urbanas, nos quais a ocupação com diferentes usos será estimulada. Contudo, sabe-se que a cidade cresceu com seus principais eixos viários ocupando áreas de várzea ou fundos de vale, resultando nas inundações frequentes dispersas pela cidade. O incremento da densidade de ocupação nos eixos viários situados nessas condições exige o desenvolvimento de novas formas de projeto urbano, capazes de articular as infraestruturas (mobilidade e drenagem) a ações sociais e ambientais. Neste contexto insere-se a pesquisa aqui proposta, aplicada na bacia hidrográfica do córrego do Lajeado, zona leste da cidade de São Paulo. A partir desse recorte espacial, a proposta pretende integrar ações de diversas disciplinas (sociais, ambientais e infraestruturais) através do projeto urbano. A atividade projetual experimental está apoiada em bibliografia correlata, prevendo um estágio em centro de pesquisa na Alemanha para alargamento das bases de referencia. Em conjunto com outros trabalhos conduzidos pelo orientador, este estudo de caso poderá contribuir para o desenvolvimento de modos de ação interdisciplinar para conduzir planos e projetos em outras regiões de características similares na cidade.