Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da função de genes de cana-de-açúcar, ligados ao estresse hídrico, em plantas de tabaco (Nicotiana tabacum)

Processo: 14/24464-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sonia Marli Zingaretti
Beneficiário:Renan Gonçalves da Silva
Instituição-sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal   Biologia molecular vegetal   Cana-de-açúcar   Genoma Cana-de-Açúcar - SucEST   Estresse hídrico   Plantas   Tabaco   Transformação genética

Resumo

A cana-de-açúcar vem sendo muito utilizada em sistemas de produção no atual cenário da agricultura brasileira, com considerável importância na economia e desenvolvimento do país. No entanto a grande expansão da cultura pelo território brasileiro leva a necessidade do desenvolvimento de cultivares melhoradas e adaptadas às diferentes condições de clima a que são submetidas. Os estresses bióticos e abióticos são fatores que afetam a produtividade de uma cultura, e entre esses o estresse hídrico assume grande importância em função do regime de chuvas e do aumento de temperatura iminente nos próximos anos. Analisar a expressão de genes em plantas submetidas a estresses pode contribuir de forma expressiva para elucidar as rotas de defesa das plantas, contribuindo sobremaneira para o melhoramento da cultura e o desenvolvimento de novas variedades. O projeto tem como objetivo avaliar a funcionalidade de alguns genes e sua influência sobre a tolerância ao estresse por deficiência hídrica, entre os quais: SAM (S-adenosylmethionine decarboxylase); Pyruvato kinase; Calmodulina; Lipid transfer protein; UBQ e Cinnamoyl-CoA Reductase (CCR). A princípio será feita a seleção de ESTs completas da biblioteca de folhas, geradas pelo projeto Genoma SUCEST, com posterior análise em bancos de dados (NCBI e banco de dados do Projeto Genoma cana-de-açúcar SUCEST) e aquisição no Centro de Estocagem de Genes (BCCCenter). Os clones serão re-sequenciados para que se comprove sua identidade. A análise da função dos genes será feita por meio da transformação genética de Nicotiana tabacum via Agrobacterium tumefaciens, e então submetidas à bioensaio de estresse hídrico. A análise da expressão dos transgenes será confirmada por Real Time PCR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, R. G.; COPPEDE, J. S.; SILVA, J. O. L.; ZINGARETTI, S. M.. Efficient method for Agrobacterium-mediated genetic transformation of tobacco nodal segments. Genetics and Molecular Research, v. 17, n. 4, . (14/24464-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Renan Gonçalves da. Análise in silico do gene lipid transfer protein (LTP) de cana-de-açúcar e funcional em transformantes de (Nicotiana tabacum). 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.