Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da estrutura de defeitos e sua influência nas propriedades fonônicas e eletrônicas nos compostos supercondutores do tipo M1-xVxB2

Processo: 14/25235-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Durval Rodrigues Junior
Beneficiário:Sérgio Tuan Renosto
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Difração de elétrons   Espectroscopia Raman   Microscopia eletrônica de transmissão

Resumo

Este projeto de pós-doutorado versa sobre a investigação sistemática da estrutura de defeitos criada nos diboretos dopados do tipo M1-xVxB2, e sua relação com as profundas alterações nas propriedades físicas do diboreto matriz MB2 que conduzem ao surgimento da supercondutividade. Recentemente foi reportado pelo candidato que a substituição parcial do metal M (Hf ou Zr) por V, Nb ou Y nessas amostras, mostrou que distorções da rede cristalina, associadas à uma estrutura de defeitos, induzem o surgimento do parâmetro de ordem supercondutor nos compostos normais ZrB2 e HfB2, com Tc atingindo 8,7 e 9,3 K, respectivamente. De fato, medidas inéditas do calor específico, comparando o comportamento das amostras de ZrB2 e Zr0.96V0.04B2, mostraram que uma pequena substituição parcial gera profundas alterações tanto no espectro de fônons quanto na densidade de estados. Os resultados preliminares apresentados neste plano de trabalho mostram que este projeto é auspicioso na possibilidade do entendimento sobre a supercondutividade em uma nova família de materiais supercondutores, e remete à investigação experimental das propriedades físicas e estruturais desses diboretos, por técnicas como microscopia eletrônica de transmissão com difração de elétrons, medidas de calor específico, medidas de efeito Hall, medidas de espectroscopia Raman e determinação dos coeficientes de expansão térmica por difratometria de raios X. Além do mérito cientifico do projeto, seu desenvolvimento permitirá a complementação da formação do candidato, uma vez que este estará em contato com técnicas importantes de caracterização de materiais, consolidando nosso grupo de pesquisa nesta importante área de conhecimento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENOSTO, S. T.; LANG, R.; DIEZ, E.; CORREA, L. E.; DA LUZ, M. S.; FISK, Z.; MACHADO, A. J. S. Evidence of unconventional superconductivity in the Ni-doped NbB2 system. Journal of Alloys and Compounds, v. 787, p. 414-422, MAY 30 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.