Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre perfil de citocinas e fatores de transcrição produzidos por subpopulações de células T na pré-eclâmpsia precoce e tardia

Processo: 14/25124-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Terezinha Serrão Peraçoli
Beneficiário:Vanessa Rocha Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia   Reprodução   Citocinas   Fatores de transcrição   Linfócitos T   Pré-eclâmpsia

Resumo

A Pré-Eclampsia (PE) é uma patologia obstétrica, com incidência entre 3% e 8% das gestações, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade tanto materna como fetal. É uma doença sistêmica, caracterizada por múltiplas alterações no organismo materno e clinicamente identificada por hipertensão arterial e proteinúria, que se manifestam na segunda metade da gestação. Estudos sugerem que na PE ocorre um estado de má adaptação da tolerância imunológica, caracterizada por ativação anormal do sistema imune inato e adaptativo. As células T reguladoras (Treg) são uma população de células T responsáveis pela manutenção da tolerância e controle da inflamação, enquanto células Th17 medeiam diferentes tipos de reações inflamatórias. Na PE, a ocorrência de resposta inflamatória sistêmica parece ser devida à deficiência no controle de células T efetoras por células Treg. Portanto, o balanço entre células Treg e Th17 pode ser crítico para a tolerância ao feto e para prevenção da PE. O presente projeto tem por objetivo caracterizar as subpopulações de células T (Th1, Th2, Treg e Th17) e o perfil de citocinas produzido por essas células, em gestantes portadoras de pré-eclâmpsia, classificadas em PE precoce e PE tardia. Serão estudadas 60 gestantes, sendo 20 normotensas e 40 portadoras de PE, pareadas pela idade gestacional. As gestantes com PE serão classificadas de acordo com o aparecimento das manifestações clínicas em PE precoce (< 34 semanas de gestação; n=20) e PE tardia (e 34 semanas de gestação; n=20). Células mononucleares do sangue periférico, obtidas das gestantes normotensas e das portadoras de PE precoce ou tardia, serão avaliadas quanto à produção de citocinas pró e anti-inflamatórias e à expressão de fatores de transcrição envolvidos na caracterização das subpopulações de células T. A determinação das citocinas de perfil Th1 (IFN-g e TNF-a), Th2 (IL-4), Treg (IL-10 e TGF-b1) e Th17 (IL-17 e IL-22) será realizada no plasma das gestantes pela técnica de ELISA e, a expressão dos fatores de transcrição intra-citoplasmáticos que caracterizam as células Th1 (T-bet), Th2 (GATA3), Th17 (RORc) e Treg (FOXP3) será avaliada por citometria de fluxo, empregando-se anticorpos monoclonais específicos, marcados com fluorocromos. A expressão gênica desses fatores de transcrição será determinada por reação em cadeia da polimerase (PCR) quantitativa em tempo real (RT-qPCR), logo após a coleta do sangue para avaliação da expressão endógena dessas diferentes subpopulações de células T. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, VANESSA R.; ROMAO-VEIGA, MARIANA; ROMAGNOLI, GRAZIELA G.; MATIAS, MARIANA L.; NUNES, PRISCILA R.; BORGES, VERA THEREZINHA M.; PERACOLI, JOSE C.; PERACOLI, MARIA TEREZINHA S. Association between cytokine profile and transcription factors produced by T-cell subsets in early- and late-onset pre-eclampsia. IMMUNOLOGY, v. 152, n. 1, p. 163-173, SEP 2017. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Vanessa Rocha. Associação entre perfil de citocinas e fatores de transcrição produzidos por subpopulações de células T na pré-eclâmpsia precoce e tardia. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.