Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do desempenho ortográfico de fonemas oclusivos na escrita de crianças em início de alfabetização

Processo: 15/03208-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Isabela de Oliveira Pezarini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Escrita (linguística)   Ortografia   Fonema   Crianças   Alfabetização   Português do Brasil

Resumo

Objetivos: descrever o desempenho ortográfico de crianças - no que se refere ao registro de fonemas oclusivos do Português Brasileiro; verificar se o acento influencia a ocorrência de possíveis erros na ortografia desses fonemas; e classificar o padrão de distribuição desses possíveis erros. Métodos: serão analisados registros ortográficos de fonemas oclusivos extraídos de produções textuais de 76 crianças referentes a 14 propostas temáticas, coletadas durante o ano de 2001, quando as crianças cursavam a 1ª série do Ensino Fundamental em duas escolas públicas de um município do interior paulista. Para a análise dos dados: relativos ao primeiro objetivo, eles serão divididos em acertos e erros; relativos ao segundo objetivo, os possíveis erros serão classificados conforme ocorram em sílabas acentuadas e não-acentuadas; e, por fim, relativos ao terceiro objetivo, os erros serão subclassificados em omissões ortográficas, erros ortográficos não-fonológicos e erros ortográficos fonológicos. Os erros ortográficos fonológicos serão subdivididos, ainda, conforme ocorram dentro e fora da classe dos fonemas oclusivos. Por fim, os erros ortográficos fonológicos dentro da classe serão analisados de acordo com os traços distintivos neles envolvidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEZARINI, Isabela de Oliveira. Caracterização do desempenho ortográfico de fonemas oclusivos na escrita de crianças em início de alfabetização. 2017. 75 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.