Busca avançada
Ano de início
Entree

Sustentabilidade ambiental do cultivo de Lambaris-da-Mata-Atlântica, Deuterodon iguape

Processo: 15/02143-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Wagner Cotroni Valenti
Beneficiário:Tamara Fonseca de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/03085-5 - Sustentabilidade ambiental no cultivo de Lambaris-da-Mata-Atlântica, Deuterodon iguape, BE.EP.MS
Assunto(s):Sustentabilidade   Áreas de conservação   Sistemas de cultivo   Lambari   Deuterodon iguape   Peruíbe (SP)

Resumo

Entre as espécies de peixes nativos com potencial para a aquicultura está a Deuterodon iguape, conhecida popularmente como Lambari-da-Mata-Atlântica. Essa espécie tem sido comercializada em pequena escala por piscicultores da região litorânea do estado de São Paulo. Contudo, conflitos ambientais relacionados ao uso das propriedades rurais, geralmente situadas no interior ou no entorno do Parque Estadual da Serra do Mar, atuam como fatores limitantes à produção e demandaram ações a fim de desenvolver práticas sustentáveis para a piscicultura na região. Dessa forma, esse projeto visa mensurar a sustentabilidade ambiental do cultivo de Deuterodon iguape em viveiros escavados a fim de promover práticas sustentáveis de aquicultura na região costeira do estado de São Paulo. O trabalho será realizado na Piscicultura Municipal de Peruíbe em quatro viveiros de fundo natural. A sustentabilidade ambiental será medida com base em três aspectos principais: uso de recursos naturais, a eficiência no uso dos recursos e liberação de poluentes no ambiente. Para o cálculo dos indicadores de sustentabilidade ambiental será feita a análise da água de abastecimento, dos sedimentos, dos efluentes e dos gases gerados. As variáveis avaliadas serão: nitrogênio total, fósforo total, sólidos totais em suspensão, carbono orgânico total e gases que provocam efeito estufa: CO2, CH4 e NxO. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, TAMARA; COSTA-PIERCE, BARRY A.; VALENTI, WAGNER C. Lambari Aquaculture as a Means for the Sustainable Development of Rural Communities in Brazil. REVIEWS IN FISHERIES SCIENCE & AQUACULTURE, v. 25, n. 4, p. 316-330, 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Tamara Fonseca de. Lambaricultura como forma de desenvolvimento sustentável de comunidades rurais remanescentes de áreas protegidas no Brasil. 2017. 39 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Câmpus do Litoral Paulista)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.