Busca avançada
Ano de início
Entree

Observação in situ de ferros fundidos hipoeutéticos Fe-2,5C-xCr-1,5Si no estado semissólido

Processo: 15/06965-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 03 de agosto de 2015
Vigência (Término): 02 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Eugênio José Zoqui
Beneficiário:Davi Munhoz Benati
Supervisor no Exterior: Kazuhiro Ito
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Osaka University, Japão  
Vinculado à bolsa:11/19997-0 - Efeito do cromo na tixoconformabilidade de ferros fundidos hipoeutéticos, BP.DR
Assunto(s):Mudança de fase

Resumo

Nos últimos anos ferros fundidos têm se mostrado potenciais matérias-primas para processamento semissólido, apresentando diversas características favoráveis como boa fluidez e estabilidade no estado semissólido. Novas ligas Fe-2,5C-xCr-1,5Si (onde x vale 3, 5 e 7Cr) têm sido avaliadas na tese de doutorado em andamento (FAPESP 2011/19997-0) como potenciais matérias-primas para processamento semissólido e resultados preliminares apontaram para baixos níveis de tensão e viscosidade no estado semissólido (similares aos encontrados para ligas Al-Si) e estabilidade morfológica sem variações microestruturais significantes em função do aumento do tempo de permanência no estado semissólido.Contudo, uma compreensão mais ampla da influência do cromo da dissolução do eutético, austenitização e formação da fase líquida são passos fundamentais para caracterizar as novas ligas propostas - experimentos in situ baseados no aquecimento de amostras até o estado semissólido em um Microscópio Confocal de Varredura a Laser em Alta Temperatura (HT-LSCM) é uma técnica que pode ajudar a elucidar estas questões, uma vez que, com esta ferramenta, é possível observar a dissolução das fases ricas em cromo e formação da fase líquida ao longo do processo de aquecimento desde a temperatura ambiente até fusão da liga. Além disso, com esta técnica é possível estimar a sensibilidade da fase líquida medindo a variação real da fase líquida de acordo com o aumento da temperatura em função do tempo. Assim, este projeto tem intenção de solicitar uma BEPE pelo período de dois meses nos laboratórios do JWRI na Universidade de Osaka com o objetivo de realizar ensaios in situ em altas temperaturas nos ferros fundidos hipoeutéticos Fe-2,5C-xCr-1,5Si. Ainda, ensaios in situ em altas temperaturas no HT-LSCM não é uma técnica disponível no Brasil e o grupo de pesquisa do JWRI tem plena experiência no estudo de transformações de fase em ligas ferrosas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENATI, DAVI MUNHOZ; ITO, KAZUHIRO; KOHAMA, KAZUYUKI; YAMAMOTO, HAJIME; ZOQUI, EUGENIO JOSE. Study on the Microstructure and Liquid Phase Formation in a Semisolid Gray Cast Iron. METALLURGICAL AND MATERIALS TRANSACTIONS B-PROCESS METALLURGY AND MATERIALS PROCESSING SCIENCE, v. 48, n. 5, p. 2293-2303, OCT 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.