Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da influência do método de manipulação nas propriedades físico-químicas do MTA e de um cimento à base de silicato de cálcio

Processo: 15/01934-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Marina Angélica Marciano da Silva
Beneficiário:Julia Putinatti Bubola
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Concentração de íons de hidrogênio

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar a influência do método de manipulação (espatulação, trituração e agitação ultrassônica) nas propriedades físico-químicas do MTA e de um cimento à base de silicato de cálcio. Serão realizados testes de caracterização superficial, escoamento, tempo de presa, solubilidade, pH e liberação de íons cálcio. Os cimentos serão caracterizados por meio de uma combinação de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espetroscopia de energia dispersiva (EDS). Para o teste de escoamento, serão seguidas as normas no 57 ANSI/ADA (2000). Na determinação do tempo de presa, serão empregadas as normas no 57 ANSI/ADA (2000) e ASTM C266/2008. A solubilidade será avaliada volumetricamente em microtomógrafo (micro-CT). Dentes de acrílico (n = 10) com cavidades retrógradas serão escaneados em micro-CT logo após a inserção dos cimentos, e após imersão por 7 e 14 dias em 50mL de água Mili-Q. Para a análise do pH e liberação de íons cálcio serão utilizados os mesmos espécimes da análise da solubilidade. Após os períodos de 3, 24, 72, 168 (7 dias) e 336 horas (14 dias), os espécimes serão imersos em novo frasco contendo 50mL de água Mili-Q. Para mensuração do pH, será utilizado um pHmetro e para liberação de íons cálcio, um espectrofotômetro de absorção atômica equipado com uma lâmpada de cátodo oco específica para o cálcio. Os resultados serão submetidos aos testes de D'Agostino e Pearson para verificação de distribuição normal escolha do teste estatístico mais adequado para cada análise. Para todos os testes será considerado o nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUQUE, J. A.; FERNANDES, S. L.; BUBOLA, J. P.; DUARTE, M. A. H.; CAMILLERI, J.; MARCIANO, M. A. The effect of mixing method on tricalcium silicate-based cement. International Endodontic Journal, v. 51, n. 1, p. 69-78, JAN 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.