Busca avançada
Ano de início
Entree

Liminaridade, comunidade e participação: perspectivas para a experiência do choque na cena contemporânea

Processo: 15/02251-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Matteo Bonfitto Júnior
Beneficiário:Alessandra Fernandes Montagner
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/03213-3 - Liminaridade, comunidade e participação: perspectivas para a experiência do choque na cena contemporânea, BE.EP.DR
Assunto(s):Arte contemporânea

Resumo

Este projeto propõe uma investigação teórico-prática acerca da experiência do choque no contexto da cena contemporânea. São exploradas as implicações, complicações e ressonâncias de tais experiências, no contexto experimental contemporâneo, que problematizam a recepção da cena pela instauração de terrenos de convivência liminais no evento - nos quais questões éticas, estéticas e políticas são desafiadas. O quadro teórico da pesquisa abrange os escritos de Josette Féral, Walter Benjamin, Dorothée Brill, Victor Turner, Erika Fischer-Lichte, Claire Bishop, Frazer Ward, Jorge Larrosa, Maurice Merleau-Ponty e Jaques Rancière a fim de interagir com conceitos como choque, liminaridade, comunidade, participação e experiência - conceitos-chave deste projeto. O método de investigação é de matriz fenomenológica uma vez que o material de pesquisa é composto por experiências receptivas pessoais das estéticas do choque; sendo que a interação com tal material ocorre por meio da elaboração criativa de respostas artísticas às experiências vividas. Logo, esta pesquisa busca apreender a afetação e ambivalência contidas nas experiências do choque, na conjuntura da cena contemporânea, buscando novos modos de simbolização e reflexão sobre tais experiências e suas ressonâncias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTAGNER, Alessandra Fernandes. Corpos despedaçados : choque e espectação nas artes da cena = Shattered bodies: shock and spectatorship in the performing arts. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.