Busca avançada
Ano de início
Entree

A atuação de psicólogos e psicólogas do esporte no tema das relações étnico-raciais

Processo: 15/03390-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Alessandro de Oliveira dos Santos
Beneficiário:Marcio Antonio Tralci Filho
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/11199-2 - Atuação do psicólogo no tema das relações étnico/raciais: um estudo na Região Metropolitana de São Paulo, AP.JP
Assunto(s):Racismo   Prática profissional   Psicologia do esporte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:esporte | Psicologia Social | Racismo | Psicologia social

Resumo

O esporte, enquanto fenômeno que reproduz as tensões sociais, cada vez mais se revela como palco para a tematização de questões étnico-raciais, bem como para as implicações psicológicas de sua dinâmica de operação em contexto profissional. Contudo, apesar da produção considerável no âmbito do futebol, do enfoque dado em outros países e da tradição da Psicologia Social, ainda carece à Psicologia do Esporte no Brasil uma aproximação com o tema das relações étnico-raciais. O objetivo desse projeto de pesquisa é investigar a atuação de psicólogos e psicólogas do esporte diante do tema das relações étnico-raciais. Para tanto, o campo-tema da investigação será composto por análises de material escrito produzido na internet, por narrativas veiculadas em programas esportivos e pela construção de um caderno de campo, além de entrevistas com ao menos oito psicólogos e psicólogas do esporte de diferentes modalidades esportivas. Os esportes serão determinados a partir de uma análise das narrativas circulantes relativas às questões étnico-raciais, da predominância quantitativa étnico-racial de seus atletas e da sua característica coletiva ou individual. Os conceitos de raça/etnia, gênero, preconceito, discriminação, racismo e racialismo serão fundamentais para interpelar os resultados, bem como a análise das relações de poder voltadas para os corpos dos protagonistas dos esportes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCIO ANTONIO TRALCI FILHO; ALESSANDRO DE OLIVEIRA DOS SANTOS. Esporte, Psicologia e Racismo: É Possível uma Psicologia do Esporte Antirracista?. Psicologia : ciência e profissão, v. 40, . (15/03390-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRALCI FILHO, Marcio Antonio. \Atleta negro, psicólogo branco\: racialização e esporte na visão de profissionais de psicologia. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.