Bolsa 15/05657-3 - História do teatro - BV FAPESP
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A Invencível armada no drama renascentista britânico (1588-1607)

Processo: 15/05657-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Iris Kantor
Beneficiário:Ricardo Cardoso
Supervisor: Martin Wiggins
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Birmingham, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:13/24175-4 - A Invencível Armada na Pena de Shakespeare: diplomacia e dramaturgia na virada do século XVI para o XVII, BP.MS
Assunto(s):História do teatro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anglo-Spanish War and drama | Elizabethan theatre and Spain | international relations and dramaturgy | Invincible Armada | social dramaturgy History | História do Teatro

Resumo

A partir da seleção de textos dramáticos ingleses escritos durante o período da guerra Anglo-Hispânica (1588-1604), ou logo após, esta pesquisa pretende investigar as formas de dramatização das relações políticas entre as duas Coroas. Realizaremos em diferentes acervos e bibliotecas do Reino Unido um intenso levantamento sobre as peças compostas por diferentes dramaturgos contemporâneos de Shakespeare, publicadas ou encenadas neste período entre 1588 e 1607, que mobilizaram a representação da Espanha e de Portugal. Buscaremos coletar todos os dados disponíveis sobre elas, como datas de registros das apresentações ou publicações, se foram censuradas ou não, etc. Será feito também o aprofundamento do estudo do encadeamento da guerra, a fim de melhor entendermos as dramatizações e alegorias engendradas num momento histórico em que este conflito se destacava em todas as relações sociais inglesas. Interessa-nos perceber o estabelecimento de um código dramático relativamente comum entre estes poetas, utilizado para representar a guerra e o inimigo espanhol, explorando a apreensão de tensões coletivas na dimensão política da prática teatral. (AU)

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