Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento de caspase-8 na ativação eficiente do inflamassoma canônico de NLRP3 durante infecção fúngica

Processo: 14/24503-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:João Santana da Silva
Beneficiário:Natália Ketelut Carneiro
Supervisor no Exterior: Katherine A. Fitzgerald
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Massachusetts Medical School (UMMS), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/21295-9 - Papel do inflamassoma canônico e não canônico na modulação da resposta imune inata durante a infecção por Paracoccidioides brasiliensis, BP.DD
Assunto(s):Imunidade inata   Caspase 8   Inflamassomos   Paracoccidioides brasiliensis

Resumo

O fungo Paracoccidoides brasiliensis é reconhecido pelos receptores Toll-like 2 e 4 (TLR2 e TLR4) bem como por dectina-1. O engajamento de dectina-1 é essencial para a ativação de NF-kB e indução da expressão de pró-IL-². No entanto, a expressão, maturação e secreção de IL-1² são processos rigidamente controlados. A principal via de sinalização envolvida na liberação dessa citocina é a ativação do inflamassoma, plataforma proteica que ativa caspase-1. Trabalhos recentes da literatura destacam uma participação inesperada da enzima pró-apoptótica caspase-8 na produção de IL-1² em condições nas quais a via canônica do inflamassoma está prejudicada ou em resposta a agentes patogênicos que não estimulam a ativação dessa via. Nosso grupo demonstrou o papel do inflamassoma de Nlrp3 não somente no reconhecimento do dano celular induzido pelo fungo, mas também no desencadeamento de uma resposta Th1 eficiente. Contudo, a ausência de caspase-1 e caspase-11 reduziu apenas parcialmente os níveis de IL-1², sugerindo a existência de uma via independente de caspase-1 que também levaria a maturação de IL-1². Nesse contexto, o objetivo do nosso projeto é avaliar o papel da caspase-8 na ativação da via canônica do inflamassoma e no processamento da IL-1² durante a infecção experimental com P. brasiliensis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KETELUT-CARNEIRO, NATALIA; GHOSH, SREYA; LEVITZ, STUART M.; FITZGERALD, KATHERINE A.; DA SILVA, JOAO SANTANA. A Dectin-1-Caspase-8 Pathway Licenses Canonical Caspase-1 Inflammasome Activation and Interleukin-1 beta Release in Response to a Pathogenic Fungus. Journal of Infectious Diseases, v. 217, n. 2, p. 329-339, JAN 15 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.