Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do [10]-gingerol no microambiente tumoral tridimensional

Processo: 15/08146-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Márcia Regina Cominetti
Beneficiário:Angelina Maria Fuzer
Supervisor no Exterior: Mina J. Bissell
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Lawrence Berkeley National Laboratory, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/18908-6 - Mecanismos celulares e moleculares envolvidos na ação antiproliferativa do [10]-gingerol sobre células de tumor de mama, BP.DD
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Produtos naturais   Microambiente tumoral

Resumo

O câncer de mama é uma doença complexa e multifatorial. O microambiente tumoral é um ambiente heterogêneo com múltiplas interações entre as células tumorais e outros tipos celulares, que influenciam grandemente o comportamento das células tumorais. Muitas pesquisas revelam vantagens das técnicas de cultura tridimensional (3D) sobre as culturas tradicionais em monocamada bidimensional (2D). As culturas em 3D mimetizam melhor o microambiente tumoral encontrado in vivo, bem como a interação das células com a matriz extracelular. Em culturas 3D já foram observadas respostas diferentes das encontradas em culturas 2D, como a maior resistência de células tumorais a diversas drogas, além de sensibilidade seletiva aumentada para células tumorais em relação às células normais. Este projeto visa o aprendizado de novas técnicas de cultura tridimensional em um centro de referência mundial, posteriormente aplicáveis em testes utilizando a molécula de [10]-gingerol em células tumorais de mama utilizando cultura 3D. Posteriormente estas novas técnicas virão a ser utilizadas no laboratório de origem para o screening de substâncias candidatas a novas drogas antitumorais em potencial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUZER, ANGELINA M.; LEE, SUN-YOUNG; MOTT, JONI D.; COMINETTI, MARCIA R. [10]-Gingerol Reverts Malignant Phenotype of Breast Cancer Cells in 3D Culture. Journal of Cellular Biochemistry, v. 118, n. 9, p. 2693-2699, SEP 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.