Busca avançada
Ano de início
Entree

Associações de polimorfismos genéticos dos receptores alfa-adrenérgicos e do Receptor B2 da bradicinina com a pressão arterial sistêmica e a massa do ventrículo esquerdo em indivíduos sem doença cardíaca estabelecida

Processo: 14/15228-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Rafael Amorim Belo Nunes
Beneficiário:Larissa Barbosa Lima
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético   Cardiologia   Receptor B2 da bradicinina

Resumo

Introdução: A pressão arterial sistêmica e a massa do ventrículo esquerdo são fatores fisiológicos associados à saúde cardiovascular. Determinadas vias fisiológicas, como o receptor B2 da bradicinina e os receptores alfa-adrenérgicos, são importantes para a regulação cardiovascular e variantes genéticas nestas vias podem impactar a resposta da pressão arterial sistêmica e da massa do ventrículo esquerdo. O trabalho busca verificar a hipótese de que polimorfismos genéticos do receptor B2 da bradicinina e dos receptores alfa-adrenérgicos modulem a pressão arterial sistêmica e a massa do ventrículo esquerdo em indivíduos sem doença cardíaca estabelecida Métodos: Os indivíduos estudados foram participantes do Projeto "Saúde cardiovascular em pacientes ambulatoriais" (CAPPesq-HCFMUSP nº 852/03). Os participantes foram submetidos à aferição da pressão arterial, medida da massa do ventrículo esquerdo ao ecocardiograma com Doppler e genotipagem dos polimorfismos BDKB2R +9/-9, ADRA1A Arg347Cys e ADRA2A 1780 C>T. Análise estatística será realizada por meio de modelos de regressão linear mútipla.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELO NUNES, RAFAEL AMORIM; LIMA, LARISSA BARBOSA; TANAKA, NELSON ITHIRO; PEREIRA, ALEXANDRE DA COSTA; KRIEGER, JOSE EDUARDO; MANSUR, ALFREDO JOSE. Genetic associations of bradykinin type 2 receptor, alpha-adrenoceptors and endothelial nitric oxide synthase with blood pressure and left ventricular mass in outpatients without overt heart disease. IJC HEART & VASCULATURE, v. 21, p. 45-49, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.