Busca avançada
Ano de início
Entree

Memória temporal de enfermeiros segundo exposição ao estresse psicológico

Processo: 14/10568-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato
Beneficiário:Raquel Cocenas da Silva
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse psicológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arousal | cortisol salivar | Enfermagem | estresse psicológico | Memória temporal | Memória Temporal

Resumo

A memória temporal é formada a partir dos processos de codificação e consolidação de uma duração na memória. Esses processos de memória podem ser aprimorados diante de uma situação emocional em que há um aumento no nível de arousal, típico da fase de alerta da Síndrome de Adaptação Geral (SAG) do estresse. Entretanto, experiências emocionais prolongadas, como no caso das situações de estresse, podem provocar prejuízos para a memória. O presente estudo tem o objetivo de verificar se a relação entre o arousal e a memória temporal se mantém segundo o nível de estresse percebido entre enfermeiros. A metodologia empregada será o Questionário Sociodemográfico, Condições de Trabalho e Saúde, a Perceived Stress Scale - PSS, a Job Stress Scale - JSS e o Childhood Trauma Questionnaire (CTQ), para selecionar os enfermeiros com e sem estresse. Após a aplicação desses instrumentos, será realizado um experimento de Generalização Temporal. Os participantes irão memorizar uma duração padrão (fase de aprendizagem) em uma condição que aumenta o nível de arousal (condição aversiva) e em uma condição não aversiva (controle), e após 24 horas, realizarão um teste de recordação da duração. Neste teste deverão julgar se durações de comparação são similares ou não à duração padrão previamente memorizada. Antes e após a fase de aprendizagem e o teste do experimento temporal, serão coletas amostras de saliva para dosagem do cortisol salivar dos enfermeiros para verificar o efeito do arousal. Os dados serão analisados através de estatística descritiva e ANOVA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COCENAS-SILVA, RAQUEL; DROIT-VOLET, SYLVIE; SILVA GHERARDI-DONATO, EDILAINE CRISTINA. Chronic Stress Impairs Temporal Memory. TIMING & TIME PERCEPTION, v. 7, n. 2, p. 23-pg., . (14/10568-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.