Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da estrutura populacional de mosquitos Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) de parques da cidade de São Paulo, utilizando microssatélites e morfometria de asas

Processo: 15/01172-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mauro Toledo Marrelli
Beneficiário:Ramon Wilk da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Entomologia médica   Repetições de microssatélites   Marcadores   Características da população   Aedes aegypti   Insetos vetores   Parques   São Paulo (SP)   Morfometria

Resumo

O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor incriminado na transmissão do vírus dengue, de acordo com a Organização Mundial da Saúde anualmente ocorrem 100 milhões de casos de dengue em todo o mundo e cerca de 2,5 bilhões de pessoas estão expostas ao risco de infecção. No ano de 2013 a cidade de São Paulo registrou 3.671 casos, com elevada abundancia de mosquitos Ae. aegypti. O conhecimento da dinâmica populacional do vetor é crucial para o desenvolvimento de estratégias de controle mais efetivas, bem como a antecipação de padrões epidemiológicos. Tendo em vista a escassez de trabalhos voltados ao entendimento da dinâmica populacional deste vetor na cidade de São Paulo, o presente estudo objetiva a utilização das técnicas de marcadores microssatélites e morfometria alar, como abordagem metodológica para caracterização da estrutura populacional de espécimes coletados em seis locais distintos da cidade de São Paulo, cinco parques municipais (Anhanguera, Eucalipto, Independência, Piqueri e Previdência) e Cidade Universitária (Campus Armando Salles de Oliveira/USP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Urbanização altera forma das asas de mosquitos 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias: (1 total)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WILK-DA-SILVA, RAMON; DE SOUZA LEAL DINIZ, MORGANA MICHELE CAVALCANTI; MARRELLI, MAURO TOLEDO; BRUNO WILKE, ANDRE BARRETTO. Wing morphometric variability in Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) from different urban built environments. PARASITES & VECTORS, v. 11, OCT 26 2018. Citações Web of Science: 0.
BRUNO WILKE, ANDRE BARRETTO; WILK-DA-SILVA, RAMON; MARRELLI, MAURO TOLEDO. Microgeographic population structuring of Aedes aegypti (Diptera: Culicidae). PLoS One, v. 12, n. 9 SEP 20 2017. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.