Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da incorporação de clorexidina sobre o grau de conversão de compósitos experimentais utilizando MMT como carga

Processo: 14/23144-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Letícia Cristina Cidreira Boaro
Beneficiário:Pâmela Adeline Marques
Instituição-sede: Universidade de Santo Amaro (UNISA). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais dentários   Materiais compósitos   Fotoiniciadores dentários   Bentonita   Clorexidina   Polimerização   Avaliação odontológica   Espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier

Resumo

O objetivo do presente estudo é avaliar se a incorporação de clorexidina na MMT (montmorilonita) interfere no grau de conversão de compósitos experimentais utilizando MMT como carga. Serão confecionados compósitos experimentais com matrizes resinosas à base de Bis-GMA (Bisfenol glicidil metacrilato) e TEGDMA (Trietilenoglicol dimetacrilato) em proporções iguais em peso. O sistema fotoiniciador utilizado será composto por amina terciária na concentração de 1% em peso, e canforoquinona também 0,8% em peso. Os compósitos terão como carga MMT (montmrilonita) com ou sem incorporação de clorexidina. Os compósitos serão manipulados em sala com iluminação amarela para evitar a polimerização durante o processo de confecção. O grau de conversão será determinado utilizando um espectrofotômetro infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR). O grau de conversão será calculado considerando-se a área abaixo do pico 6165 cm-1 do material polimerizado e não polimerizado. Os dados de grau de conversão serão avaliados de acordo com sua normalidade e homocedasticidade. O nível global de significância que adotado será de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIDREIRA BOARO, LETICIA CRISTINA; CAMPOS, LUIZA MELLO; COSTA VARCA, GUSTAVO HENRIQUE; RIBEIRO DOS SANTOS, TAMIRIS MARTINS; MARQUES, PAMELA ADELINE; SUGII, MARI MIURA; SALDANHA, NATHALIA RAMALDES; COGO-MULLER, KARINA; BRANDT, WILLIAM CUNHA; BRAGA, ROBERTO RUGGIERO; PARRA, DUCLERC F. Antibacterial resin-based composite containing chlorhexidine for dental. Dental Materials, v. 35, n. 6, p. 909-918, JUN 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.