Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do padrão de sono e da secreção de citocinas em pacientes com hanseníase

Processo: 14/27329-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Monica Levy Andersen
Beneficiário:Rachel Gimenes Rodrigues Albuquerque
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/13999-7 - Efeitos da fragmentação de sono sobre o paradigma Th1/Th2 em um modelo murino de ativação imunológica por leishmaniose, BE.EP.DD
Assunto(s):Citocinas   Hanseníase   Ritmo circadiano   Sono

Resumo

A hanseníase é uma doença presente desde os primórdios da humanidade, com altas taxas de prevalência e incidência em países quentes e considerados de terceiro mundo. A Organização das Nações Unidas anualmente divulga relatórios e promove diversos programas de combate à esta doença tão negligenciada e repleta de estigmas religiosos e sociais. O sistema imunológico do indivíduo está relacionado com a progressão desta doença, sendo que cada subtipo de hanseníase está relacionado a um padrão de resposta imune específico, principalmente no que se refere à secreção de citocinas. Estas moléculas são mediadores inflamatórios de extrema importância e também estão relacionadas com o sono. Diferentes estudos demonstraram sua importância na regulação do ciclo vigília-sono, bem como os impactos da falta de sono sobre sua secreção, favorecendo inclusive o estado pró-inflamatório. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a ritmicidade circadiana da secreção de citocinas e o padrão de sono em pacientes com hanseníase. Para isso serão selecionados indivíduos adultos do sexo masculino recém-diagnosticados com hanseníase e indivíduos saudáveis. Todos serão submetidos à coleta de sangue seriada para dosagem de citocinas e estabelecimento do ritmo circadiano destas. Para avaliar o sono, os sujeitos de pesquisa também preencherão questionários e serão submetidos à polissonografia e actigrafia. Espera-se com este projeto compreender melhor os mecanismos envolvidos entre alterações imunológicas e sua influência sobre o sono, contribuindo inclusive para uma melhora no tratamento e qualidade de vida de pacientes com hanseníase. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIROTSU, CAMILA; ALBUQUERQUE, RACHEL G.; NOGUEIRA, HELOISA; HACHUL, HELENA; BITTENCOURT, LIA; TUFIK, SERGIO; ANDERSEN, MONICA L. The relationship between sleep apnea, metabolic dysfunction and inflammation: The gender influence. BRAIN BEHAVIOR AND IMMUNITY, v. 59, p. 211-218, JAN 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.