Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica e filogenia molecular dos grupos atratus e educator do subgênero Melanoconion de Culex (Diptera: Culicidae)

Processo: 15/05109-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Anice Mureb Sallum
Beneficiário:Ivy Luizi Rodrigues de Sá
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/25604-4 - Estudo morfológico das características externas das espécies pertencentes aos grupos Atratus e Educator de Culex (Melanoconion) (Diptera: Culicidae), BE.EP.DR
Assunto(s):Genoma mitocondrial   Filogenia   Zoologia (classificação)

Resumo

Entre os múltiplos grupos do subgênero Melanoconion de Culex, Atratus e Educator apresentam espécies que estão envolvidas na transmissão de arbovírus ao homem em ambientes rurais e silvestres. Porém, esses grupos exibem grande dificuldade na identificação das espécies, seja devido à grande semelhança morfológica entre seus representantes ou à falta de chaves de identificação atualizadas para determinação das espécies. Diante disso, objetiva-se realizar revisão taxonômica e estabelecer relações filogenéticas de espécies dos Grupos Atratus e Educator da Seção Melanoconion do subgênero Melanoconion de Culex. Para isso será realizado o estudo morfológico das diversas fases de vida - de modo a verificar se existem espécies a serem nomeadas e se há espécies válidas colocadas na sinonímia de outras. Serão criadas de chaves de identificação atualizadas e com ilustrações de caracteres definidores das espécies. Também será realizado o estudo da filogenia molecular, com obtenção de sequências do genoma mitocondrial através de tecnologia de sequenciamento de segunda geração em plataforma Illumina, para testar a hipótese de monofiletismo dos grupos objetos do estudo proposto. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SÁ, Ivy Luizi Rodrigues de. Revisão taxonômica dos Grupos Atratus e Educator do subgênero Melanoconion de Culex (Diptera, Culicidae). 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.